29 março, 2024

Últimas:

França começa a flexibilizar medidas de restrição depois de 3° lockdown e retoma aulas presenciais

Anúncios

Educação e turismo. Essas são as áreas que os franceses começarão a ter acesso a partir de segunda-feira (3), numa flexibilização gradual das medidas de restrição contra a pandemia de Covid-19.

Nesta data, chegam ao fim as restrições de fim de viagens e começa o retorno parcial de alunos do ensino fundamental e médio às aulas presenciais, em um cenário de lento declínio nas hospitalizações. No entanto, a classe médica pede aos franceses para não relaxar seu comportamento. Se tudo correr bem, uma reabertura de cafés e restaurantes ao ar livre, além de museus, pode acontecer em 19 de maio.

Anúncios

A primeira etapa do calendário de desconfinamento na França dará um gostinho de liberdade aos cidadãos, com o fim das autorizações de saída por escrito ou no celular, e o fim das restrições de viagens.

Após duas semanas de ensino a distância, os alunos do ensino médio retornarão aos estabelecimentos escolares em regime de meio período, com alternância de ensino presencial e à distância. O toque de recolher das 19h continuará em vigor, no entanto.

Anúncios

Na França, a epidemia recua pelo quinto dia consecutivo. Menos de 5.600 pessoas estão internadas em estado grave em UTIs, muito abaixo do pico registrado durante a primeira onda da Covid, no ano passado. Nas últimas 24 horas, 195 pessoas morreram no país. A campanha de vacinação, aberta no sábado a todos os adultos com comorbidades, avança, e mais de 15 milhões de pessoas, o que representa 23,3% da população, receberam pelo menos a primeira dose da vacina na França.

Paciente recebe tratamento contra a Covid-19 em UTI no leste de Paris, na França — Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP
Paciente recebe tratamento contra a Covid-19 em UTI no leste de Paris, na França (Fotos: Reprodução)

O número diário de mortes em hospitais por Covid-19 caiu para seu nível mais baixo desde outubro, segundo dados divulgados pelas autoridades de saúde neste domingo (2). No total, 104.819 pessoas morreram de Covid-19 desde o início da epidemia, incluindo 78.566 em hospitais, especificou a Saúde Pública da França.

Antes da publicação dos números oficiais neste domingo, o porta-voz do governo francês saudou os sinais recentes positivos que sugerem uma desaceleração da epidemia no país, julgando que os mesmos apoiavam o cenário mais otimista que prevê o fim, em 19 de maio, de várias medidas restritivas.

“Quando olhamos para a situação da saúde e, em particular, a diminuição da epidemia que vemos em todos os lugares, temos todos os motivos para estar confiantes sobre a capacidade de podermos dar esse passo no 19 de maio em qualquer lugar do país”, disse Gabriel Attal à televisão francesa.

De volta às quadras de Roland Garros

Todas as quadras do torneio de tênis Roland-Garros poderão acomodar espectadores no limite de 35% de sua capacidade, com um teto de mil pessoas, durante a primeira fase da competição, declarou neste domingo Jean-Michel Blanquer, o Ministro da Educação, Juventude e Esportes da França.

O limite será aumentado para 65% da lotação, com um teto de 5 mil espectadores, a partir de 9 de junho, data em que devem começar as quartas-de-final, disse o ministro à televisão francesa. Este novo teto elevará, portanto, para um terço a possível ocupação do tribunal central, que tem 15 mil cadeiras.

Esses limites marcam um relaxamento das regras impostas aos organizadores do emblemático torneio de tênis francês em relação à edição de 2020, durante a qual o teto permaneceu fixado em mil espectadores até a final.

O torneio, atrasado por uma semana, deve começar em 30 de maio. O levantamento gradual das restrições atualmente em vigor na França prevê a reabertura dos esportes em 19 de maio, na ausência de uma nova deterioração da situação sanitária.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias