19 de janeiro, 2025

Últimas:

Fragmento de lixo espacial gera rastro de fogo no céu e chama atenção no litoral de SP

Anúncios

Quem parou para observar o céu no fim da tarde de quarta-feira (18) em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, notou um detalhe curioso. Um objeto de cor avermelhada formou um rastro de fogo, chamando a atenção de várias pessoas. O fenômeno, associado à queda de um fragmento de lixo espacial, foi registrado por diversas testemunhas e repercutiu nas redes sociais.

O jornalista Joaquim Ordonez fotografava o entardecer na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, quando percebeu a queda do objeto. Segundo ele, o fenômeno durou cerca de 20 minutos e surpreendeu quem curtia a orla da cidade. “Quando vi que tinha algo brilhando no céu, fiz a foto. Não sabia o que era, e não parecia um avião”, relata.

Anúncios

Ordonez explica que o objeto estava em chamas, emitia pouca fumaça e caía em direção à Serra do Mar. “Era praticamente um rastro de fogo. Dava para ver bem, pois o céu estava limpo”, conta ele, que brincou com a situação. “Publiquei a foto nas redes sociais e disse que era um míssil. Eu achei bem curioso, nunca tinha visto algo assim antes”.

Anúncios

Rastro de fogo foi visto em vários pontos de Santos e São Vicente,SP (Fotos: Arquivo Pessoal)

Lixo espacial

Em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (19), o professor chefe do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), Amaury de Almeida, afirmou que as imagens não deixam dúvidas de que o objeto é um fragmento de lixo espacial.

“A entrada do corpo na atmosfera é abrasiva, e dependendo da velocidade, pode chegar a 1.200 graus. Por isso, a coloração amarelada e avermelhada”, explica. “Eles entram com tamanho avantajado, e pelo impacto, acabam pegando fogo e diminuindo”, disse.

O professor também afastou a possibilidade de que o objeto pudesse ser um meteoro ou meteorito. “Na imagem, ele deixa um rastro de queda em linha reta. Um meteoro, além de entrar de maneira inclinada, deixa um rastro com coloração diferente, dependendo da composição química”, explica.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O São Paulo é o primeiro semifinalista da Copinha 2025. Sob o comando da joia Ryan Francisco, o Tricolor...

Categorias