21 de dezembro, 2024

Últimas:

Fraga vence stock car em MG; Barrichello fica sem combustível e para perto do fim

Anúncios

No  circuito mais longo do automobilismo brasileiro, a primeira vitória que marcou a estreia da stock car em Minas Gerais, na cidade de Curvelo, foi de Felipe Fraga. O atual líder do campeonato, que agora está mais perto ainda do título da temporada, largou na pole e manteve-se na frente após disputa nas voltas iniciais com Rubens Barrichello. Na segunda corrida, melhor para Ricardo Maurício, que garantiu a vitória nos últimos metros de prova, após o líder Rubens Barrichello parar na última reta por falta de combustível.

Em Curvelo, o Fraga chegou à sua quinta vitória na temporada, ficando ainda mais perto do título de 2016, com 282 pontos. A última etapa da Stock Car, no dia 11 de dezembro, terá pontuação dobrada, dando 60 pontos ao vencedor da prova. 

Anúncios

– Esta vitória na penúltima etapa do ano veio em momento excelente e nos enche de confiança para a decisão do título em São Paulo. Este tem sido um ano fantástico e vamos continuar trabalhando intensamente para que todo este esforço seja coroado com o título em Interlagos.

Felipe Fraga leva a primeira corrida da Stock em Minas Gerais (Foto: Duda Bairros/Vicar )Felipe Fraga leva a primeira corrida da Stock em Minas Gerais (Foto: Duda Bairros/Vicar )

A vitória ampliou as estatísticas pessoais de Felipe Fraga, nas suas estreias. O piloto estreou na stock com vitória em 2014, em Interlagos, em 2015 venceu na primeira vez que andou na pista de Campo Grande (MS) e também venceu em Londrina, no mesmo ano. Em Curvelo, o piloto chegou à sua quinta vitória na temporada, ficando ainda mais perto do título de 2016, com 282 pontos).

Anúncios

– O trabalho é todo deles [equipe Cimed Racing]. Só tenho a agradecer. A corrida é deles. Não forcei em nenhuma volta – destacou Fraga.

Curvelo que também entra para a história pessoal de Ricardo Maurício, que conseguiu sua primeira vitória em 2016 nos últimos metros.

– É uma corrida que todo mundo achou que daria safety car. Primeira vitória do ano é muito legal. Ter largado dos boxes me deu essa volta extra de combustível, com certeza. O Tuka apertou o ritmo também. Então ter largado dos boxes me deu estes três ou quatro litros extras, caso contrário não teria conseguido. Foi uma corrida super disputada, não foi fácil. Iríamos largar de último, e aí optamos por sair dos boxes justamente para economizar – disse o vencedor da segunda prova, que teve a companhia de Tuka Rocha e Daniel Serra no pódio.

Primeira corrida com vitória de Felipe Fraga

Na primeira corrida, o líder da temporada e pole em Curvelo, Felipe Fraga, largou bem e conseguiu se manter em primeiro, após boa disputa nas voltas iniciais da prova com Rubens Barrichello; os pilotos trocaram de posição por algumas vezes.

O início da prova marcou também alguns toques, “pisadas” fora da pista, o que deixou alguns trechos mais sujos, e abandonos de prova; confusões que ajudaram alguns pilotos, como é o caso de Felipe Lapenna, que largou na 20º e apareceu em 6º após a largada, e Galid Osman, que ganhou 15 posições após as primeiras voltas.

Os quatro primeiros colocados, Felipe Fraga, Marcos Gomes, Rubens Barrichello e Allam Khodair conseguiram manter bom distanciamento do segundo grupo. Rubinho conseguiu garantir a terceira posição da primeira prova já no fim da corrida, ultrapassando Allam, em uma manobra incrível.

Felipe Fraga na etapa de Curvelo da Stck Car (Foto: Duda Bairros/ RF1)Felipe Fraga na etapa de Curvelo da Stock Car (Foto: Duda Bairros/ RF1)

Segunda corrida, com Barrichello perdendo no fim

Com o grid invertido, muitos pilotos, que brigam nas primeiras posições na temporada, buscavam boas colocações na segunda corrida em Curvelo, já que não completaram a primeira parte do dia; caso de Valdeno Brito e Nestor Girolami. Mas, o início da segunda corrida foi melhor para Diego Nunes, Júlio Campos, Átila Abreu e Gabriel Casagrande, que fechavam os quatro primeiros na segunda volta. Rubens Barrichello largou bem, foi para o quinto lugar; o mesmo para Felipe Fraga, que ficou em nono no início da prova; na volta quatro, pulou para sexta posição.

A parte dois da disputa em Curvelo colocou à prova a estratégia das equipes com relação ao consumo de combustível. A maioria dos pilotos entrou na segunda corrida com tanque baixo, o que “tumultuou” os boxes. Diego Nunes, Átila e Felipe Fraga foram para a parada juntos, deixando a liderança para Rubens Barrichello, faltando menos de sete minutos para o fim da segunda corrida.

Ricardo Maur[icio vibra com a vitória na etapa de Curvelo da stock car (Foto: Duda Bairros/ RF1)Ricardo Maurício vibra com a vitória na etapa de Curvelo da stock car (Foto: Duda Bairros/ RF1)

A volta dos boxes foi problemática para Fraga, que teve problemas na hora de sair. Ele acabou a corrida em 16º, fora do limite para pontuação. Mas Barrichello, que poderia se beneficiar com isso, perdeu a liderança na reta final, a poucos metros da linha de chegada, por falta de combustível. Ricardo Maurício, que vinha em sua cola, acabou herdando a vitória.

– Acho que a gente tem que sair daqui orgulhoso. Público curtiu. Foi uma sensação única, ter que economizar daquele jeito. Não fizemos a corrida um bem, tínhamos que tentar alguma coisa – destacou Rubens Barrichello, ao Sportv após a corrida.

Top 10 da primeira prova:

1) Felipe Fraga 47m46s.344
2) Marcos Gomes 47m47s.323
3) Barrichello 47m49s.958
4) Allam Khodair 47m52s.281
5) Átila Abreu 47m56s.718
6) Thiago Camilo 47m59s.250
7) Julio Campos 48m02s.984
8) Gabriel Casagrande 48m06s.663
9) Galid Osman 48m11s.364
10) Diego Nunes 48m11s.950

Top 10 da segunda prova

1) Ricardo Mauricio 30m48s.889
2) Tuka Rocha 30m50s.917
3) Daniel Serra 30m51s.664
4) Valdeno Brito 30m52s.302
5) Denis Navarro 30m52s.818
6) Vitor Genz 30m54s.132
7) Max Wilson 30m56s.495
8) Julio Campos 30m57s.694
9) Nestor Girolami 30m.58s.099
10) Marcos Gomes 30m.58s.873

Classificação

1 Felipe Fraga – 282 pontos 
2 Rubens Barrichello – 245 pontos
3 Valdeno Brito – 200 pontos
4 Marcos Gomes – 195 pontos
5 Diego Nunes – 174 pontos
6 Daniel Serra – 169 pontos
7 Max Wilson – 167 pontos 
8 Átila Abreu – 167 pontos 
9 Ricardo Maurício – 162 pontos
10 Vítor Genz – 158 pontos  

Fonte: G1

 

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Neste domingo, dia 22, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida,...

Categorias