25 abril, 2024

Últimas:

Fotos inéditas mostram elevador que despencou e matou quatro pessoas no litoral de SP

Anúncios

Imagens inéditas divulgadas nesta sexta-feira (3) mostram a parte interna do elevador que despencou e matou quatro pessoas da mesma família em Santos, no litoral de São Paulo. Dentro da cabine, além da mola de segurança do elevador, é possível ver pertences das vítimas. O acidente ocorreu na última segunda-feira (30) em um prédio onde moram apenas oficiais da Marinha do Brasil.

A queda do equipamento aconteceu em um edifício residencial localizado na Rua Guararapes, no bairro Vila Belmiro. Eric Miguel, 19 anos, o pai, Edilson Donizete, de 45 anos, e a mãe, Lucineide de Souza Goes, de 43 anos, moravam em Santo André. Eles morreram logo depois de chegarem ao prédio, onde passariam a virada do ano na casa de Jucelina Santos, irmã de Lucineide, que também morreu no acidente. Ela desceu para buscá-los no térreo do edifício e, quando a família subia para o 9º andar, o elevador caiu.

Anúncios

As fotos foram feitas logo após a retirada dos corpos das vítimas e o trabalho da perícia da Polícia Científica, durante a madrugada de terça-feira (31).

Dentro da cabine, é possível ver a mola de segurança, utilizada em poços de elevadores para a segurança na absorção de impactos. Com a queda, o equipamento destruiu o piso e foi parar dentro da cabine. Nas fotos, também é possível identificar objetos que seriam das vítimas do acidente como sacolas, chinelos e roupas.

Anúncios

Fotos divulgadas nesta sexta-feira (3) mostram a parte interna do elevador que despencou e matou quatro pessoas da mesma família em Santos — Foto: A Tribuna de Santos
Fotos divulgadas nesta sexta-feira (3) mostram a parte interna do elevador que despencou e matou quatro pessoas da mesma família em Santos (Fotos: A Tribuna de Santos)

Os corpos das vítimas foram retirados do elevador e levados ao carro da funerária. Manchas de sangue ficaram no chão do corredor, do subsolo e do estacionamento do edifício, como mostra uma das fotos.

Jucelina foi sepultada em Guarujá, enquanto seus familiares foram enterrados em um cemitério na cidade de Santo André, no ABC Paulista.

Após o acidente, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil do Santos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram para o local. A Defesa Civil de Santos também esteve no prédio para monitorar a situação. Os dois elevadores do edifício, o de serviço que desabou e o social, foram interditados.O laudo da perícia deverá apontar o que causou o acidente.

Manchas de sangue ficaram na garagem do prédio após a passagem dos corpos — Foto: A Tribuna de Santos
Manchas de sangue ficaram na garagem do prédio após a passagem dos corpos (Foto: A Tribuna de Santos)

Elevador

Em entrevista, moradores que preferiram não se identificar relataram que os elevadores do prédio apresentam problemas há anos. De acordo com o comandante do 8º Distrito Naval, o Vice-Almirante almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, o elevador de serviço passou por manutenção e avaliação e foi liberado para uso no último dia 23.

Em nota, a empresa Elevadores Villarta informou que imediatamente após o acidente a empresa enviou representantes ao local para auxiliar todas as autoridades envolvidas e se solidariza com as vítimas. A empresa disse que está à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos e colaborar com as investigações e ressaltou que não medirá esforços para esclarecer as causas do ocorrido.

Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informou que está dando todo o suporte possível às famílias. O respectivo Inquérito Policial Militar será aberto para apurar o ocorrido.

Segundo a Prefeitura de Santos, um engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações foi ao local, acompanhado da equipe técnica da empresa que presta serviços de manutenção dos elevadores do prédio, para acompanhar o início das investigações sobre as causas da queda da cabine.

Os elevadores do edifício Tiffany estão em operação desde 1998. A Vilarta, empresa responsável pela manutenção dos equipamentos, tem documentação regular junto à Prefeitura, incluindo alvará de instalação e funcionamento dos aparelhos, além de ter apresentado no último dia 1° de dezembro o relatório trimestral obrigatório de regularidade, que atesta a responsabilidade técnica de manutenção preventiva realizada recentemente no referido endereço.

Em cumprimento à legislação municipal, cabe à empresa a responsabilidade de garantir a segurança do funcionamento dos elevadores. A Prefeitura faz fiscalizações periódicas em edifícios e especialmente em duas situações: denúncias na Ouvidoria Municipal ou observação de alteração no funcionamento do equipamento nos relatórios de regularidade.

A Ouvidoria Municipal informa que, até a presente data, não recebeu nenhuma denúncia ou registro de ocorrência sobre possíveis irregularidades no endereço do acidente. A Prefeitura ainda informa que todos os documentos relativos ao elevador em questão serão disponibilizados às autoridades policiais.

Quatro pessoas da mesma família morreram em um acidente com elevador em Santos (SP) — Foto: G1 Santos
Quatro pessoas da mesma família morreram em um acidente com elevador em Santos (SP) (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

Reciclown Circus promove conscientização a estudantes

Reciclown Circus promove conscientização a estudantes

25/04/2024

Primeira fase da nova temporada da Cia Raros Circo e Teatro contempla 10 cidades do litoral...

Categorias