Anúncios
O fotógrafo profissional de vida selvagem Domenic Biagini fez um registro impressionante: uma debandada de cercva de 5 mil golfinho pela costa da Califórnia (EUA), entre San Diego e o México.
Biagini, de 33 anos, postou as incríveis imagens no último domingo (19/10), três dias após o registro.
Anúncios
“5 mil golfinhos em debandada: um dos espetáculos mais inspiradores da Terra!”, legendou ele, acompanhando as imagens.
Apesar de ser um fotógrafo especializado na vida marinha com grande experiência, Biagini contou que a cena no Pacífico foi especial na sua carreira. Ele se impressionou pela quantidade de animais e pela sincronia nos movimentos, conforme mostram imagens feitas por drone:
Anúncios
@dolphindronedom 5,000 dolphins in a stampede: one of the most awe-inspiring spectacles on earth! Viewed 10/16/2025 aboard Gone Whale Watching in San Diego! #dolphins #wildlife #nature #sandiego #GoneWhaleWatching
♬ Planet Earth III Suite – From “Planet Earth III” – Hans Zimmer & Jacob Shea & Sara Barone & Bastille
“Sem o ruído do motor (do barco onde Biagini estava), era possível ouvir o incrível estrondo do grupo atravessando a superfície. Não é comum ficar parado no oceano, sendo engolido por golfinhos que avançam em disparada”, relatou o fotógrafo à “Newsweek”.
Embora debandadas de golfinhos não sejam inéditas, a escala desse evento foi extraordinária.
“Um grupo de golfinhos comuns de tamanho normal tem entre 100 e 500”, explicou Biagini, que acredita que o grupo possa até ter superado 5 mil exemplares.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/O/D/S7r0kRSy6vBFaWbLWHFw/blog-dolphins-2.jpg)
Esses movimentos em massa, frequentemente chamados de debandadas, podem ocorrer por vários motivos, conforme destacou o autor do registro:
“Em geral, os golfinhos costumam debandar por um de dois motivos: estão correndo em direção a uma área de alimentação ativa para caçar ou estão sendo caçados. Também há momentos em que eles fazem isso sem motivo aparente. Talvez seja como um treino. Neste caso, é porque havia orcas na área.”
Os golfinhos são animais sociais que se reúnem em grupos que variam de cinco a vários milhares, e algumas espécies são conhecidas por seguir e saltar ao lado de navios.

Fonte: Extra