Anúncios
O Palácio de Buckingham divulgou nesta sexta-feira (12) um novo retrato oficial do rei Charles III coroado ao lado de seus sucessores, o príncipe William, seu filho, e o príncipe George, seu neto.
A foto foi compartilhada menos de uma semana depois da cerimônia de coroação do monarca, que ocorreu na Abadia de Westminster, em Londres, no último sábado (6).
Anúncios
Charles III assumiu a função de rei após a morte de sua mãe, rainha Elizabeth II, em setembro de 2022. Sua esposa, Camilla, também foi coroada na celebração do último fim de semana, que contou com a presença de mais de 2 mil pessoas, entre elas o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira dama, Janja.
Outro registro compartilhado mostra o rei e a rainha ao lado dos pajens que participaram da cerimônia.
Anúncios
A realeza do Reino Unido segue a regra da primogenitura, que determina que o primeiro filho do monarca que morreu ou abdicou tem direito ao trono. É por isso que os filhos do príncipe William, príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis, aparecem na lista antes do tio, príncipe Harry.
Até 2015, os homens tinham preferência na linhagem sucessória e ficavam à frente das mulheres na lista, mesmo tendo nascido depois. Desde então, o país implantou a primogenitura absoluta, garantindo que o sexo dos herdeiros ao trono não sejam considerados na lista. A regra, entretanto, afeta apenas os nascidos após 20 de outubro de 2011.
Assim, a princesa Anne, que nasceu em 1950, segunda filha da rainha Elizabeth II, fica atrás dos dois irmãos mais novos na classificação, enquanto a sobrinha-neta, princesa Charlotte, nascida em 2015, tem prioridade sobre o caçula, príncipe Louis.
Ninguém pode ser excluído da linha de sucessão, mesmo tendo cometido crimes ou pedindo para tal. Um integrante da lista só deixa de ser herdeiro do trono se morrer, se assumir como monarca e abdicar, ou se o Parlamento criar uma lei especial para a situação.
Fonte: Agências