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A organização da Fórmula E revelou nesta segunda-feira que São Paulo será sede de uma das primeiras corridas do calendário da nona temporada da categoria de carros elétricos, que terá a estreia do carro da terceira geração (Gen3) em 2023. O primeiro ePrix do Brasil deve ser realizado no dia 25 de março, um sábado, em um traçado montado no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista. O contrato foi assinado durante o ePrix de Mônaco pela SPTuris e pela GL Events, responsável pela gestão do principal complexo de eventos da maior cidade do país. Vale lembrar que o local recebeu quatro edições da São Paulo Indy 300, prova da Fórmula Indy, entre 2010 e 2013.
O contrato tem validade de cinco anos, com opção de renovação. O ePrix do Brasil deve aparecer no primeiro calendário da categoria para o próximo ano, após a aprovação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na reunião do Conselho Mundial em junho, o que normalmente é apenas uma formalidade. Será a primeira temporada do novo carro da Fórmula E, que foi apresentado na última quinta-feira em Mônaco. A velocidade máxima estimada do Gen3 é de 322 km/h, 42 a mais que o atual Gen2.
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– Estamos felizes em anunciar que a Fórmula E vai correr no Brasil. O país tem uma antiga e enorme paixao pelo automobilismo, é um grande mercado como um dos maiores países do mundo e São Paulo é um local histórico de corridas. Mal posso esperar para receber os fãs brasileiros. Eles são incríveis. Será uma atmosfera única. Os fãs poderão ver o salto de tecnologia e desempenho dos novos carros – disse Alberto Longo, CEO e co-fundador da Fórmula E.
Gustavo Pires, CEO da SPTuris, esteve em Mônaco no último fim de semana para a assinatura do contrato. A ideia é reforçar a imagem de São Paulo para todo o mundo, ligando a cidade ao desenvolvimento sustentável simbolizado pela categoria de carros elétricos.
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– A criação de um calendário de eventos estratégicos é essencial para a forte reabertura que queremos para a cidade de São Paulo após a pandemia. E o ePrix vai contribuir muito neste sentido – disse Gustavo.
Lucas di Grassi revelou a negociação de São Paulo com a Fórmula E na edição 114 do podcast Na Ponta dos Dedos, que vai ao ar todas as semanas em áudio no GE e em vídeo no sportv 3. O brasileiro da equipe Venturi comemorou a notícia.
– São Paulo receber a nova geração da Fórmula E é música para os meus ouvidos. Esta notícia não significa apenas o retorno do automobilismo elétrico para a América do Sul, mas um passo importante para a eletrificação do mercado automotivo brasileiro. Para mim, não há nada como o orgulho e a incrível energia dos fãs de corrida brasileiros. Então seria um sonho para mim correr neste campeonato revolucionário na frente da minha torcida – disse Di Grassi.
É a terceira vez que a Fórmula E tenta fazer um ePrix no Brasil. Na primeira temporada, o Rio de Janeiro chegou a ter um contrato assinado para um circuito no Aterro do Flamengo, mas a necessidade de mudanças mínimas nos jardins do paisagista Burle Marx, tombados pelo patrimônio histórico, sepultou a prova. Alguns anos depois, São Paulo chegou a ter um traçado desenhado por Lucas di Grassi no entorno do Parque do Ibirapuera, mas mudanças políticas não deixaram a ideia ir à frente.
Fonte: G1