20 de abril, 2025

Últimas:

Forças de Segurança monitoram presos beneficiados com a primeira “saidinha” do ano em Botucatu e região

Anúncios

Segurança reforçada: detentos do regime semiaberto deixam presídios paulistas, mas seguem sob vigilância das autoridades

A Polícia Civil de Botucatu está monitorando os 11 presos liberados na primeira saída temporária do ano, iniciada nesta segunda-feira (11) e válida até o dia 17 de março. O benefício, concedido pela Justiça de São Paulo a detentos do regime semiaberto, inclui internos da Penitenciária de Itatinga, a única da região. As forças de segurança acompanham de perto os beneficiados, que tiveram suas identidades e endereços registrados para controle.

Anúncios

O Delegado Seccional de Botucatu, Dr. Lourenço Talamonte, informou que o monitoramento é realizado em parceria com a Polícia Militar, garantindo a fiscalização dos detentos em liberdade temporária. Segundo ele, os 11 presos liberados são oriundos de diversas cidades da seccional de Botucatu, incluindo um da capital paulista.

A saída temporária, prevista pela legislação, ocorre quatro vezes ao ano: em março, junho, setembro e entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Com a mudança na lei em 2024, presos condenados por crimes hediondos, como homicídio e estupro, não têm direito ao benefício.

Anúncios

Presos que tinham o benefício antes da mudança da lei, mesmo que condenados por crimes hediondos, como homicídio e estupro, seguem com direito a saidinha.

Para ter o benefício, os detentos precisam ter o cumprimento mínimo de 1/6 da pena se for réu primário e 1/4 se for reincidente.

Além disso, ainda precisa ter bom comportamento. O preso que tiver alguma ocorrência leve ou média dentro do presídio precisa passar por uma reabilitação de conduta, que leva até 60 dias. Só depois disso, pode ter o benefício.

As autoridades reforçam que qualquer descumprimento das regras pode resultar no retorno imediato ao presídio e na regressão de regime. A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas pelo 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disque Denúncia).

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Confusão envolvendo três pessoas, após colisão entre veículos, terminou com todos apresentando lesões corporais; Polícia Civil apura os fatos....

Categorias