Força extra: veja quais são os alimentos mais amigos do seu coração

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Quando você chegar ao mundo, seu coração esta novinho em folha, mas, no decorrer da vida, quanto mais escolhas fartas em gorduras você fizer, mais propensas estarão suas artérias aos riscos de obstruções na circulação e a enfartes. Para quem tem histórico familiar de doenças cardiovasculares, este perigo é ainda mais real. Portanto, prestar atenção na alimentação é mais do que essencial para manter seu músculo pulsante saudável e forte.

De acordo com a médica geriatra especialista em saúde da família CRISTIANE GUSSI, as pessoas se alimentam por um motivo simples, a sobrevivência. “Após a digestão, o que foi ingerido é quebrado em nutrientes, que serão ABSORVIDOS PELO SANGUE E DISTRIBUÍDOSem todas as partes do nosso corpo”, explica.

Isso acontece porque o organismo tem várias funções, que vão desde a produção de novas células até a manutenção da energia para seu funcionamento. “Por isso, a frase ‘SOMOS O QUE NOS ALIMENTAMOS’ é verdadeira”, debate a médica. “Quando você faz escolhas ricas em GORDURAS TRANS, você está expondo suas artérias ao risco de formação de PLACAS DE GORDURA”, completa.

Foto: hxdbzxy/iStock

VOCÊ É O QUE COME

Segundo a profissional, o organismo humano é capaz de produzir quase toda a gordura de que necessita. “Portanto, quando falamos em gordura trans, devemos saber que TODA PORÇÃO QUE INGERIRMOS É EXCESSO”, alerta. Assim, reduzir sua a ingestão ao mínimo possível é essencial para preservar a saúde do coração.

A formação de placas de gordura, chamadas de ATEROSCLEROSE, acontece de forma lenta ao longo da vida e, por essa razão, a especialista afirma que se deve falar e pensar em prevenção logo no início da vida. “Quando oferecemos pirulitos, balas, doces e refrigerantes às crianças,ESSE EXCESSO JÁ PROVOCA ALTERAÇÕES RUINS”, aponta.

Segundo Cristiane, as gorduras ruins são encontradas, principalmente, em sorvetes cremosos, pães recheados, chocolates, biscoitos recheados, bolos industrializados, alimentos crocantes, tortas, croissants e etc.

Foto: Stockbyte/Stockbyte

FORÇA EXTRA

Para manter uma alimentação balanceada, que ajude na prevenção e na manutenção da saúde do coração, a geriatra indica alguns alimentos podem dar aquela força extra. Veja quais são eles, mas coloque na dieta sem exageros e com acompanhamento:

– SOJA E SALMÃO: embora sejam ingredientes bem diferentes, os dois são ricos em ÔMEGA 6 E 3. Eles reduzem o colesterol total e o LDL, que são os principais formadores da placa de aterosclerose.

– AZEITE, ABACATE E NOZES: assim como os anteriores, os três são excelentes no combate ao colesterol e aterosclerose.

– VEGETAIS CRUS: por conter FITOESTERÓIS, eles reduzem o colesterol no organismo, pois competem com sua absorção feita intestino.

Foto: Remains/iStock

– AVEIA: este alimento tem FIBRAS SOLÚVEIS que também diminuem as taxas de colesterol ao competir com ele no intestino.

– ÓLEO DE SOJA: rico em FIBRAS, ele mantém bons níveis de colesterol no sangue e ajuda a reduzir a absorção de açúcar no intestino.

– CEREJA, UVA, MORANGO E VINHO: são ALIMENTOS ANTIOXIDANTES que reduzem o acúmulo de gordura nas paredes arteriais.

Fonte: Daquidali

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