17 de setembro, 2025

Últimas:

FMVZ tem o 1º Programa de Pós em Animais Selvagens da América Latina

Anúncios

A Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP, de Botucatu, segue com seu pioneirismo. Nela ocorre o primeiro Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da América Latina aprovado pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior).

O curso, idealizado pelo Professor Dr. Carlos Roberto Teixeira (vice-coordenador), e coordenado pela professora Sheila Canevese Rahal, tem como objetivo a formação de pesquisadores, docentes e de profissionais especializados na área de Animais Selvagens e de experimentação, com enfoque na preservação animal para atender a demanda dos setores público e privado. O programa recebeu aprovação nível 4 da CAPES, em função disso, conta com mestrado e doutorado. “Iniciamos num patamar alto de aprovação da CAPES, mas esperamos chegar no nível 6, que é o máximo”, explica o professor Carlos Teixeira.

Anúncios

Segundo o vice-coordenador, o Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da FMVZ/Unesp de Botucatu não é voltado apenas para médicos veterinários. “É um curso bem aberto, bastante amplo. Ele não é apenas para médico veterinário. É um curso voltado a preservação animal, então contamos também com biólogos e advogados. Qualquer pessoa com nível superior pode se inscrever e fazer mestrado ou doutorado, voltados para animais selvagens”, aponta o professor Carlos Teixeira.

O curso conta com 40 alunos, entre eles alguns mais “famosos” e conhecidos, como Rodrigo Teixeira – o Dr. Selvagem, com programas de televisão nos canais de TV por assinatura: Animal Planet e Discovery Channel –, além de Fabrício Braga Rassy, chefe da divisão de veterinários do Zoológico de São Paulo.

Anúncios

Fazendo doutorado, Dr. Selvagem elogiou o curso. “Dentro dessa sala temos mestres e doutores focados na conservação de animais selvagens. Estamos em uma Universidade de alto padrão, para mim uma das melhores do País. Esse é um curso novo, especial, direcionado para animais selvagens. Quem tiver oportunidade de fazer e quiser se tornar mestre ou doutor, aqui está um prato cheio. Eu recomendo e tenho certeza que vale a pena”, afirma.

Fabrício Rassy, médico veterinário do Zoo de São Paulo, já tem uma ligação com a FMVZ/UNESP. “Estou aqui como aluno especial, mas vejo como um curso importantíssimo, é um produto forte e intenso. Eu fui o primeiro residente em Animais Selvagens da Universidade aqui em Botucatu, em 2005”, lembra Fabrício.

A FMVZ também foi pioneira em relação a Residência em Animais Selvagens, novamente fruto do trabalho e dedicação do professor Carlos Teixeira e toda equipe da FMVZ/Unesp.
Interessados em ingressar no primeiro Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da América Latina devem ficar atentos. “Todo semestre abriremos seleção para novas turmas. Interessados devem fazer inscrição pela página da Unesp (http://www.fmvz.unesp.br). Só é preciso ter curso superior, fazer a inscrição e esperar para ver se foi selecionado”, finaliza o Professor Dr. Carlos Roberto Teixeira.

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Ambas as empresas irão cooperar na rápida expansão de programas completos de cartões, processando atualmente milhões de transações por mês...

Categorias