Anúncios
A Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP, de Botucatu, segue com seu pioneirismo. Nela ocorre o primeiro Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da América Latina aprovado pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior).
O curso, idealizado pelo Professor Dr. Carlos Roberto Teixeira (vice-coordenador), e coordenado pela professora Sheila Canevese Rahal, tem como objetivo a formação de pesquisadores, docentes e de profissionais especializados na área de Animais Selvagens e de experimentação, com enfoque na preservação animal para atender a demanda dos setores público e privado. O programa recebeu aprovação nível 4 da CAPES, em função disso, conta com mestrado e doutorado. “Iniciamos num patamar alto de aprovação da CAPES, mas esperamos chegar no nível 6, que é o máximo”, explica o professor Carlos Teixeira.
Anúncios
Segundo o vice-coordenador, o Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da FMVZ/Unesp de Botucatu não é voltado apenas para médicos veterinários. “É um curso bem aberto, bastante amplo. Ele não é apenas para médico veterinário. É um curso voltado a preservação animal, então contamos também com biólogos e advogados. Qualquer pessoa com nível superior pode se inscrever e fazer mestrado ou doutorado, voltados para animais selvagens”, aponta o professor Carlos Teixeira.
O curso conta com 40 alunos, entre eles alguns mais “famosos” e conhecidos, como Rodrigo Teixeira – o Dr. Selvagem, com programas de televisão nos canais de TV por assinatura: Animal Planet e Discovery Channel –, além de Fabrício Braga Rassy, chefe da divisão de veterinários do Zoológico de São Paulo.
Anúncios
Fazendo doutorado, Dr. Selvagem elogiou o curso. “Dentro dessa sala temos mestres e doutores focados na conservação de animais selvagens. Estamos em uma Universidade de alto padrão, para mim uma das melhores do País. Esse é um curso novo, especial, direcionado para animais selvagens. Quem tiver oportunidade de fazer e quiser se tornar mestre ou doutor, aqui está um prato cheio. Eu recomendo e tenho certeza que vale a pena”, afirma.
Fabrício Rassy, médico veterinário do Zoo de São Paulo, já tem uma ligação com a FMVZ/UNESP. “Estou aqui como aluno especial, mas vejo como um curso importantíssimo, é um produto forte e intenso. Eu fui o primeiro residente em Animais Selvagens da Universidade aqui em Botucatu, em 2005”, lembra Fabrício.
A FMVZ também foi pioneira em relação a Residência em Animais Selvagens, novamente fruto do trabalho e dedicação do professor Carlos Teixeira e toda equipe da FMVZ/Unesp.
Interessados em ingressar no primeiro Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da América Latina devem ficar atentos. “Todo semestre abriremos seleção para novas turmas. Interessados devem fazer inscrição pela página da Unesp (http://www.fmvz.unesp.br). Só é preciso ter curso superior, fazer a inscrição e esperar para ver se foi selecionado”, finaliza o Professor Dr. Carlos Roberto Teixeira.
Jornal Leia Notícias