28 março, 2024

Últimas:

Flávio Santos conquista o bicampeonato brasileiro de ciclismo de estrada

Anúncios

Flávio Santos, em primeiro lugar, e Kleber Ramos, em segundo (Foto: Luis Claudio/Divulgação)

Após sete anos, Flávio Santos conquistou o bicampeonato brasileiro de ciclismo de estrada, neste domingo, em Joinville (SC), pela equipe de São José dos Campos. Na “Cidade das Bicicletas”, o time comandado pelo diretor e antigo treinador Benedito Tadeu Azevedo Júnior, o Kid, e pelo técnico Francisco Manzo, deu uma aula de resistência, mostrando que os treinos nonas serras do interior paulista surtiram efeito. Flávio, conhecido como Baiano, foi protegido pelos companheiros e acelerou na reta final para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 4h03m37s102. A batalha foi duríssima, com uma série ataques e fugas em um percurso de 12 voltas, um total de 180 quilômetros.

Os atletas de São José dominaram o pódio, com Kleber Ramos (4h03m37s396), classificado para a Rio 2016, em segundo lugar, e Roberto Pinheiro (4h03m52s152), em terceiro. A prova contou com a presença de 150 ciclistas competiram nas categorias elite e sub-23.

Anúncios

– A equipe se preparou muito bem para o evento. Independentemente de quem vencesse, todos vieram prontos para serem campeões. A prova mostrou mais uma vez que tem que andar forte para alcançar o título. O circuito foi plano, com muitas curvas, bastante técnico, mas mais uma vez valeu o trabalho em equipe. Estamos aqui para brigar pela ponta em qualquer tipo de prova. Cada um tem sua função, sua parte na competição, e se não for assim não funciona, por isso mais uma vez deu certo. Agradeço a Deus, meus companheiros de equipe, staff, todos que estiveram comigo e contribuíram nessa caminhada. Estou com 35 anos e conquistar um título brasileiro nessa altura não é nada fácil, então dedico essa vitória pra eles – contou Baiano.

O dia amanheceu frio e nublado, mas os competidores chegaram aquecidos para pedalar pelas estradas do norte catarinense. As fugas (quando um ou mais atletas se desgarram do pelotão) saíram logo na primeira volta, com as equipes adotando a estratégia de colocar “gregários” na frente, resguardando seus melhores ciclistas para o final. Alexandre Manarelli, Magno Prado, Alessandro Guimarães, Endrigo Pereira e Luciano assumiram a liderança da competição na segunda volta, chegando a abrir cerca de três minutos de vantagem para o pelotão. Na sétima volta, Alessandro acabou tendo problemas mecânicos e se atrasou, enquanto Luciano perdeu contato com os líderes. Apenas Magno e Manarelli permaneceram na frente.

Anúncios

A três voltas do fim, o pelotão veio voando, com muitos ataques. Nesse momento, São José dos Campos fez valer a experiência. Kleber Ramos, garantido nos Jogos, e Flávio Cardoso seguiram sozinhos em fuga até a última volta, quando mais dois colegas de equipe, Roberto Pinheiro e Alex Diniz, também se descolaram do pelotão e saíram na caça aos líderes. Na chegada, Flávio acabou levando a melhor, conquistando o ouro que não vinha desde 2009. Kleber apareceu logo em seguida e comemorou o segundo lugar, a pouco mais de um mês para a Olimpíada. Roberto ficou com o bronze, e Alex cruzou em quarto lugar.

CLEMILDA FERNANDES É TRICAMPEÃ BRASILEIRA

Clemilda conquista tricampeonato brasileiro de estrada (Foto: Luis Claudio/CBC)
Clemilda conquista tricampeonato brasileiro de estrada (Foto: Luis Claudio/CBC)

Aniversariante do dia no último sábado, Clemilda Fernandes, do Clube Fernandes de Ciclismo, ganhou pela terceira vez o título da prova de resistência na elite feminina do Campeonato Brasileiro. O resultado coroou a boa fase da goiana, que irá representar o país na prova de resistência dos Jogos Olímpicos. Cerca de 70 ciclistas largaram para o percurso de 7 voltas, 112 quilômetros.Desde o início, atletas saíram em uma fuga e a prova seguiu forte até os metros finais.

Janildes Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo), irmã de Clemilda, e Wellyda Rodrigues (Memorial/Santos) abriram vantagem e assumiram a liderança na terceira volta, a 1m30s de distância, mas o pelotão principal seguiu em ritmo intenso, neutralizando o ataque. Na quarta volta, Clemilda, que no dia anterior foi ouro de contrarrelógio, optou por uma estratégia agressiva e partiu para o ataque, seguida por Cristiane Pereira (São José dos Campos), Ana Paula Polegatch (Memorial/Santos) e Taise Maiara. O quarteto abriu sete minutos de vantagem para o pelotão, deixando a decisão da prova para a última volta.

Após sucessivos ataques nos últimos 15 quilômetros, Clemilda mostrou por que é atualmente a melhor atleta feminina da elite do país. A vitória veio no sprint final, com o tempo de 2h53m27s. Ana Paula Polegatch ficou com a prata (2h53m28), e Taise Maiara levou o bronze (2h53m29s071), a poucos milésimos de Cristiane, quarta colocada (2h53m29s731).

– Hoje eu tenho muito a agradecer à minha irmã, que fez uma excelente prova, colocando todas as equipes para trabalhar no início da prova. Quando o pelotão conseguiu capturá-la, eu estava me sentindo bem, fazendo uma boa prova, então aproveitei a oportunidade para dar o contra-ataque. Treinei muito duro para estar aqui, ando muito concentrada para alcançar meu sonho, que é uma medalha na Rio2016. O ciclismo brasileiro merece, o povo brasileiro também em ver esse espetáculo e vou dar o máximo de mim para conseguir atingir minha meta – disse Clemilda.

– Agradeço imensamente todos meus apoiadores e a CBC pelo trabalho que vem realizando. No que depender de mim, farei meu melhor para conquistar uma medalha para o Brasil em agosto – acrescentou a ciclista, que irá disputar no Rio a sua terceira Olimpíada.

Fonte: G1

Últimas

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

28/03/2024

Páscoa deste ano deve gerar 43 mil vagas temporárias no Brasil, número 6% superior ao registrado...

Categorias