Anúncios
Um flagrante feito pelo repórter cinematográfico da TV TEM,Willian Silva, na manhã desta terça-feira (9) mostra cavalos se alimentando do lixo jogado em um terreno na Avenida Pinheiro Machado, no bairro Santa Edwiges em Bauru (SP).
O local se transformou em verdadeiro lixão, tem de tudo, sacolas plásticas, galhos e até um vaso sanitário foi flagrado no local. Com a chuva dos últimos dias e o calor típico da primavera, o risco de criadouro do Aedes Aegypti aumenta, já que as larvas do mosquito se reproduzem em água limpa e parada.
Anúncios
Segundo a prefeitura, uma equipe da vigilância sanitária vai vistoriar o local e o dono do terreno será notificado para fazer a limpeza. Ainda segundo a administração municipal, neste ano mais de 1,4 mil terrenos tiveram notificações por conta do acúmulo de lixo e 287 proprietários foram multados.
Além disso, 17 pessoas foram multadas após serem flagradas descartando lixo de forma irregular e dessas 9 foram identificadas pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.
Anúncios
Proliferação do Aedes
Neste ano, Bauru registrou 28 casos de dengue e um de chikungunya. O índice de infestação do mosquito (LIRAa) na cidade, divulgado em julho, foi de 1,3 e apresentou queda em relação a janeiro e abril, quando foram registrados 5,3 e 3,1.
No entanto, ainda mantém a situação de alerta e em algumas áreas, como a zona sul, ele é de 4,9, o que representa risco de surto da doença. Além disso, há novos tipos de dengue já em circulação na cidade. Esse índice significa que a cada 100 casas vistoriadas, quase 5 apresentam risco de criadouros do mosquito.
Fonte: Tv Tem