Anúncios
Um “firenado” (tornado ou redemoinho de fogo) foi visto girando em meio ao incêndio em Palisades, em Los Angeles (Califórnia, EUA), na noite de na sexta-feira (10/1), relatou a Fox Weather.
O tornado de fogo é uma são coluna giratória de ar quente e gases subindo de um incêndio, de acordo com o National Wildfire Coordinating Group (NWCG).
Anúncios
Quando o ar e os gases sobem, eles também carregam fumaça, detritos e até fogo, como visto no vórtice de fogo no vídeo do episódio:
BREAKING: A ‘firenado’ was just spotted near the 405 freeway in Los Angeles. pic.twitter.com/vQwM7wuyfr
— News Rated (@NewsRated) January 11, 2025
Anúncios
Os vórtices podem ser tão pequenos, como de 30 centímetros, como chegando a 150 metros de largura, disse o NWCG. A sua força pode se equiparar a de um tornado convencional.
Redemoinhos de fogo maiores podem tombar árvores, derrubar veículos e arrancar telhados de casas, de acordo com o Serviço Florestal dos EUA.
Um dos maiores redemoinhos de fogo recentes ocorreu em 2018 durante o incêndio em Redding (Califórnia), disse o Serviço Nacional de Meteorologia. Tinha velocidades de vento de cerca de 230km/h, equivalentes às encontradas em tornados de categoria 3.
Fonte: Extra