01 de fevereiro, 2026

Últimas:

Filipinas elevam alerta de vulcão mais ativo e evacuam 2.800 moradores após erupções

Anúncios

Autoridades das Filipinas elevaram para nível 3 o alerta de 5 níveis em torno do vulcão Mayon, na província de Albay, no nordeste do país. A medida foi tomada após detecção de quedas intermitentes de rochas e de fluxos piroclásticos mortais – uma avalanche rápida de fragmentos de rocha superaquecidos, cinzas e gases – de sua cratera nos últimos dias.

Por conta disso, 2.800 moradores de 729 residências de uma zona de perigo permanente nas encostas do vulcão tiveram de ser evacuados. Outros 600 que vivem fora dessa zona evacuaram voluntariamente para abrigos de emergência administrados pelo governo.

Anúncios

“Já se trata de uma erupção, embora tranquila, com lava acumulando-se no pico e inchando a cúpula, que rachou em alguns pontos, resultando em deslizamentos de rochas, algumas tão grandes quanto carros”, informou Teresito Bacolcol, vulcanólogo-chefe do país, à Associated Press.

Segundo ele, é cedo para dizer se a instabilidade do vulcão Mayon irá piorar e levar a uma erupção violenta e de grande magnitude.

Anúncios

O vulcão Mayon tem 2.462 metros e é uma das principais atrações turísticas das Filipinas devido ao seu formato de cone quase perfeito. Ele também é o mais ativo do país. Em 1814, uma de seus erupções matou cerca de 1.200 pessoas e destruiu a cidade de Cagsawa.

Reportagem da AP destaca que, apesar de a entrada na zona de perigo permanente no sopé do vulcão ser proibida, milhares de moradores locais fizeram da região seu lar ou mantiveram fazendas por gerações.

Philippine Institute of Volcanology and Seismology. (Foto: Divulgação)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Acidente ocorreu na manhã de sábado (31), no km 255 da rodovia, e mobilizou equipes de resgate e perícia...

Categorias