Anúncios
O Zoológico de São Paulo comemora o nascimento de dois lobos-guará (Chrysocyon brachyurus), uma das espécies mais emblemáticas e vulneráveis do Cerrado brasileiro. A novidade só foi divulgada oficialmente neste sábado (12), mas os filhotes, um macho e uma fêmea, nasceram no dia 17 de maio e vêm sendo cuidadosamente monitorados por veterinários e biólogos da instituição desde então.
Os lobinhos passaram os primeiros dias de vida em uma área restrita e agora, já mais desenvolvidos e saudáveis, foram levados com a mãe para a área de visitação onde já podem ser vistos pelo público. Em breve eles também devem ficar com o pai, que está em ambiente ao lado.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/g/2/BRPQuCSZaHwohu2F8cWQ/54647753700-071098c429-b.jpeg)
Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará está classificado como “quase ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A espécie enfrenta sérias ameaças devido à destruição do habitat e atropelamentos em rodovias. O nascimento sob cuidados humanos é raro em razão do comportamento solitário dos animais – ao contrário de outros canídeos eles não vivem em grupos sociais, o que dificulta o convívio com a fêmea – além da diversidade genética disponível.
Segundo Luan Morais, biólogo chefe do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo, o nascimento em ambiente controlado é um feito importante para programas de conservação da espécie. “A reprodução sob cuidados humanos do lobo-guará é um desafio, pois exige condições específicas de manejo, espaço e tranquilidade para o casal reprodutor”, explica.
Anúncios

Fonte: Um Só Planeta