Anúncios
Um filhote de lobo-guará foi resgatado em um canavial na zona rural de Ipuã (SP) após a mãe e o irmão morrerem atropelados.
O resgate foi feito na tarde de segunda-feira (7) por trabalhadores da região que viram os animais no meio da mata, sendo que a loba e o outro filhote já estavam mortos. Quando perceberam que um dos lobos estava ferido, mas vivo, o levaram para a base da Defesa Civil.
Anúncios
Segundo Wagner Hensel, coordenador da Defesa Civil, o animal não foi agressivo possivelmente por conta das dores que estava sentindo. “Ficou o tempo todo quietinho, não demonstrou nenhuma agressividade”, diz.
Com uma fratura na perna e lesões na boca, o lobo foi encaminhado para a base da Polícia Militar Ambiental em Ituverava (SP) e depois foi levado ao Zoológico de Guaíra (SP), onde recebeu atendimento veterinário.
Anúncios
A responsável pelo zoológico, Estefane Siqueira, conta que, por ser muito novo, o animal pode passar por um processo de imprinting, ou seja, se acostumar com o ser humano. Além disso, pelas condições do resgate com a família morta, ele não é um candidato para soltura. O lobo foi batizado como Baru e provavelmente permanecerá aos cuidados do zoo.
“O ortopedista já receitou os medicamentos que ele precisa, complemento vitamínico, tudo que ele precisa, porque ele é muito novinho, tem dois meses, tá começando a comer agora”, explica Estefane.
Espécie em extinção
O lobo-guará está ameaçado de extinção no Brasil, sendo classificado como “vulnerável” na Lista Vermelha da União para a Conservação da Natureza (IUCN).
Os riscos para essa espécie envolvem principalmente a caça ilegal e o desmatamento, que destrói o hábitat natural desses animais.
Fonte: G1