Anúncios
Dias gastos sentados por horas podem aumentar o risco para uma morte precoce não importa o quanto se exercite, segundo pesquisadores.
Em um novo estudo, pessoas que gastaram mais tempo sentadas tiveram o dobro de risco de morrer em um período de 4 anos comparadas com pessoas que sentaram menos.
Anúncios
Mas, fazer uma pausa a cada 30 minutos para levantar e andar pode ajudar a diminuir o risco. Exatamente por quanto tempo ficar sentado pode estar associado com um aumento no risco de morte precoce não é conhecido.
Existem evidências que sugerem, mas não provam, que isso pode ser decorrente de como nosso corpo lida com o açúcar no sangue. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre através de uma espécie de via diabética.
Anúncios
Quando os músculos estão inativos, eles não estão usando o açúcar sanguíneo e, e sabe-se que o açúcar no sangue pode trazer conseqüências terríveis para o corpo. Um controle ruim do açúcar no sangue é uma das maneiras que ficar sentado aumenta o risco de doença cardíaca ou morte.
Não é somente evitar o comportamento sedentário ou séries prolongadas de comportamento sedentário. Para melhorar a saúde é necessário uma combinação de exercícios, atividades leves e pausas freqüentes para se movimentar.
Aqueles que tiveram o menor risco de morrer foram aqueles que não sentaram por mais de 30 minutos.
Fonte: Estadão Conteúdo