Anúncios
Qual o lugar ideal para conversar com um cientista? Em uma universidade? Em um laboratório? Até que poderia ser, mas em Botucatu (SP), essa conversa é em um lugar nada convencional. Como parte de um festival internacional de divulgação científica, cientistas têm visitados bares da cidade para popularizar o assunto. É uma espécie de happy hour científico. O festival Pint of Science acontece em 11 países.
“O nome vem da Inglaterra, lá ‘pint’ é uma dose de cerveja, uma caneca, e essa é a ideia – misturar no ‘pint’ a ciência, tecnologia e inovações”, explica o coordenador do evento em Botucatu, Rafael Henrique Nóbrega.
No Brasil, 22 cidades participam da iniciativa, Botucatu é uma delas e recebe o evento pela primeira. “A nossa ideia é trazer para essa galera, esse público um pouco do que a ciência traz em relação a exercícios físicos e alimentação saudável desmistificando aquilo que vem sendo propagado pelas redes sociais, blogs de uma maneira sem muito embasamento. Então a ideia é mostrar com consciência como dá para gente ser saudável”, destaca o pesquisador Rodrigo Minoru Manda.
Anúncios
E esse era justamente o assunto que a professora Hellen Pontes queria ouvir. Ela dá aulas de Educação Física, por isso, o tema da palestra, foi uma boa pedida. Ainda mais que tudo foi explicado de forma bem descontraída. “Está sendo muito divertido e bem diferente ainda para mim que sou da área ”.
Já no palco, a banda deu espaço para um show de conhecimento. Dessa vez a conversa é sobre o vegetarianismo. Mas, as discussões também foram sobre temas como dengue, zika, sexualidade, superbactérias e até mesmo a própria produção de cerveja.
Anúncios
Quem participou da ação concorda que ciência é tanto para laboratório, quanto para mesa de bar. “Como cientistas a gente sempre acaba falando de ciência e acho bem bacana essa coisa de trazer a ciência para a população nos bares da cidade, estamos gostando muito”, completa a empresária Débora Colombi.