26 de janeiro, 2026

Últimas:

Fenômeno climático leva geada ao Sul do Brasil enquanto Patagônia bate 40°C

Anúncios

Com geadas no Sul do Brasil e calor acima dos 41°C na Patagônia, no extremo sul do continente, a América do Sul está com o clima “virado”, afirma análise do serviço de meteorologia MetSul publicada nesta segunda-feira (5).

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o frio próximo de zero grau provocou geada, deixando campos esbranquiçados em pleno verão.

Anúncios

No Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim (SC), o gelo cobriu a paisagem no início do dia e insetos congelaram, como registrou a imprensa local. As mínimas desta segunda foram de 1,8ºC em São Joaquim e 4,1ºC em Urubici, segundo a Epagri-Ciram, serviço meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Já o Rio Grande do Sul “experimentou um amanhecer de frio muito atípico para esta época do ano a ponto de a temperatura no estado ter descido a apenas 1ºC em plena primeira semana de janeiro com geada, o que é muito distante do padrão climático do começo do ano”, observou o MetSul.

Anúncios

Segundo os especialistas, enquanto uma onda fria subiu pela costa brasileira, impactando especialmente os estados do Sul, o inverso ocorre na costa oeste do continente, que está recebendo ar mais quente avançando para o Sul até o extremo Sul da Argentina e do Chile.

fenômeno é chamado de “ondas longas”, e já ocorreu em outras ocasiões no inverno e no verão, aponta o MetSul.

É o que se observa neste começo de semana, com temperatura muito abaixo da média no Sul e parte do Sudeste do Brasil, enquanto na Patagônia argentina e no Sul do Chile, o calor é intenso. Na Argentina, as máximas chegaram a 34,3ºC em Perito Moreno e 31,9ºC em Bariloche.

São Joaquim, na Serra Catarinense, registra geada por dois dias seguidos em pleno mês de janeiro. (Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

A Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025 mostrou que as empresas do setor concederam R$ 35,5 bilhões em 2024, volume...

Categorias