18 de julho, 2025

Últimas:

Felix Baumgartner, primeiro homem a saltar da estratosfera, morre aos 56 anos, em acidente de parapente

Anúncios

Uma verdadeira lenda dos esportes radicais, Felix Baumgartner morreu aos 56 anos, em um acidente com parapente a motor, na Itália, nesta quinta-feira, dia 17 de julho. O paraquedista teria passado mal durante o voo e colidido com a piscina de um complexo turístico em Porto Sant’Elpidio, província de Fermo. Uma mulher não-identificada também ficou ferida no episódio.

O austríaco ficou conhecido no mundo inteiro por ter sido o primeiro a realizar um salto da estratosfera, a uma altitude de 38.969 metros, numa queda à velocidade de 1.357,6 km/h, quebrando a velocidade do som.

Anúncios

A façanha de 2012 entrou no Guinness Book of Records. Baumgartner se tornou o primeiro humano a quebrar a barreira do som em queda livre, completou o maior salto em queda livre e alcançou a velocidade mais rápida em queda livre.

Felix Baumgartner no seu salto da estratosfera — Foto: Reprodução
Felix Baumgartner no seu salto da estratosfera — Foto: Reprodução

Informações preliminares vindas da Itália também sugerem que Baumgartner já estava morto quando a colisão ocorreu. Pouco antes de sua morte, ele postou um vídeo em suas redes sociais com preparação do parapente a moto, também conhecido como paramotor (confira abaixo).

Anúncios

No salto de 2012, da estratosfera, atingiu reconhecimento internacional. Ele caiu em queda livre na Terra por mais de quatro minutos, antes de abrir seu paraquedas e planar em segurança para pousar no Novo México (EUA).

Baumgartner havia completado milhares de saltos de paraquedas antes de partir para o espaço. Sua inspiração foi o Capitão Joe Kittinger, um piloto de caça aposentado que saltou 31.100 metros em 1960. Em entrevista há três anos, o austríaco definiu sua paixão pelos ares e como via sua principal referência.

Felix Baumgartner — Foto: Reprodução
Felix Baumgartner (Foto: Reprodução)

“Como paraquedista, você sempre quer desafiar os limites. O que Joe conquistou na década de 1960, depois de apenas 33 saltos, é o que eu chamo de um verdadeiro pioneiro. E eu já tinha alguns milhares de saltos de paraquedas no meu currículo. Você está sempre pensando: o que mais posso fazer? Ir mais rápido? Ir mais alto?”

Confira abaixo o último vídeo de Felix Baumgartner publicado nas redes sociais e relembre o seu salto histórico da estratosfera em 2012.

Fonte: Monet

Talvez te interesse

Últimas

Conhecer os tipos de anestesia é crucial para quem considera uma cirurgia plástica. Local, sedação, regional e geral são as...

Categorias