Anúncios
Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Sorocaba (SP), estiveram em uma fazenda em Tatuí (SP) na manhã desta quinta-feira (27) para investigar uma denúncia de condições precárias de trabalho.
Segundo apurado pela reportagem, ao menos 90 trabalhadores rurais que cortam cana na propriedade foram encontrados alojados em situações irregulares.
Anúncios
De acordo com o MTE, a alimentação oferecida aos trabalhadores é inadequada, não há equipamentos de segurança e as condições de trabalho são precárias.
Os agentes constataram que os funcionários trabalham durante 12 horas, sem horário fixo, têm pouco tempo para almoço e no alojamento onde vivem não há banheiro.
Anúncios
Os trabalhadores também informaram que o pagamento é feito considerando a quantidade de cana cortada, a partir da pesagem do material, mas que este trabalho não é feito na presença deles, por isso, não sabem se os valores estão corretos.
Segundo o MTE, os funcionários possuem registro em carteira de trabalho, mas o empregador não está cumprindo a legislação trabalhista.
Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com o empregador responsável.
A Gerência Regional do Ministério do Trabalho em Sorocaba orienta que denúncias podem ser feitas pessoalmente no MTE ou pelos telefones 158, 100 e (15) 3218-2547. O MTE fica na Rua Ribeirão Preto, 182, no Jardim Leocádia. As denúncias são anônimas.
Fonte: G1