Anúncios
A gorila mais velha vivendo em cativeiro no mundo, batizada de Fatou, completa 68 anos neste domingo (13), no zoológico de Berlim, na Alemanha. A primata nasceu em 1957 e chegou ao Berliner Zooem 1959 em circunstâncias incomuns. Um marinheiro a usou para pagar sua conta em uma taverna em Marselha, na França, e depois a jovem gorila foi levada para o outro lado da Europa e acabou encontrando um novo lar na então Berlim Ocidental.
Na sexta-feira (11), para dar a largada nas comemorações de aniversário, Fatou recebeu uma surpresa: foi presenteada com banquete colorido: uma cesta cheia de frutas e vegetais. Como Fatou não tem mais dentes, os tratadores garantem que sua comida seja sempre macia e fácil de comer. “Fatou recebe os melhores cuidados possíveis aqui”, afirmou à AP o veterinário André Schüle.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/f/E/iE8mHlS4qAdStQRVG5JQ/fatou-nenem.jpg?quality=70&f=auto)
O banquete é servido somente em ocasiões especiais como essa, pois os gorilas, assim como os humanos, precisam limitar a ingestão de açúcar. Como as frutas contêm bastante frutose, geralmente estes grande primatas comem apenas vegetais. “Sempre garantimos que Fatou receba refeições saudáveis e adequadas às suas necessidades”, diz o vice-chefe da divisão, Ruben Gralki.
Fatou vive hoje longe dos outros gorilas do zoológico, pois as travessuras do grupo – que inclui uma criança pequena e muito ativa (Tilla) e um macho-dominante – seriam demais para uma senhora gorila. “Fatou tem liberdade para contatar seus vizinhos a qualquer momento, se quiser, mas, em vez disso, ela busca deliberadamente a solitude e se mantém longe dos outros gorilas”, diz Gralki.
Anúncios
Mas a solitude de Fatou não é sinônimo de solidão: os tratadores da gorila afirmam que sempre ficam de olho em seu bem-estar e garantem que ela tenha muitas atividades, como procurar comida em seu habitat e escalar cordas.
“Qualquer pessoa que já tenha olhado nos olhos de Fatou sabe como é um encontro extraordinário. Ela realmente impacta as pessoas e as faz refletir, e é por isso que acredito firmemente que Fatou é uma grande embaixadora de sua espécie criticamente ameaçada”, diz o Dr. Andreas Knieriem, diretor do Zoológico.

Criticamente ameaçados
Os gorilas são os maiores e mais pesados animais entre os grandes primatas. Os machos adultos podem pesar até 200 quilos e atingir dois metros de altura. Os gorilas-das-terras-baixas-ocidentais vivem em grupos familiares compostos por várias fêmeas e um macho dominante.
Os primatas são diurnos e passam a maior parte do tempo se alimentando. Sua dieta é quase exclusivamente vegetariana, composta por folhas, plantas herbáceas, raízes e frutos. Os gorilas desempenham um papel importante como “jardineiros” na floresta tropical africana, pois espalham as sementes das plantas e, assim, ajudam a manter um ecossistema diverso.
O desmatamento e a mineração, somados à caça ilegal, estão tendo um impacto devastador na população de gorilas-ocidentais-das-terras-baixas, classificados como “Criticamente Ameaçados” pela IUCN.
Fonte: Um Só Planeta