27 abril, 2024

Últimas:

Familiares exigem justiça por milhares de mortes em asilos na Europa

Anúncios

Em vários países europeus, a Covid-19 causou uma verdadeira catástrofe em asilos de idosos. Agora é a hora de algumas famílias buscarem justiça. Na França e na Espanha, o sistema judiciário investiga dezenas de supostos casos de negligência médica.

Na França, o caso do lar de idosos Mougins na Riviera Francesa (Sul) é talvez um dos mais trágicos: quase um terço dos 109 residentes morreram de Covid-19 e a taxa de infecções excedeu 50%.

Anúncios

Alguns familiares foram notificados das mortes por mensagem de texto, sem terem sido previamente informados de que os idosos estavam doentes. Por outro lado, o grupo que administra a residência reconhece ter perdido o controle depois do tsunami de casos.

No entanto, as explicações não foram suficientes para acalmar a indignação de várias famílias que foram ao tribunal para esclarecer as condições em que seus parentes morreram.

Anúncios

“Entramos com ações por três motivos: homicídio não intencional, falta de assistência a uma pessoa em perigo e risco de vida. As falhas encontradas em vários desses casos são: primeiro, a incapacidade das famílias de receber notícias de seus parentes, a ausência de gestos de precaução, como a escassez de máscaras e gel desinfetante e a falta de evidências ou testes tardios”, explicou o advogado Fabian Arakelian à RFI.

O advogado criminal representa 11 famílias de várias regiões francesas que entraram com ações judiciais para determinar se houve falhas no sistema médico que poderiam ter levado à morte de vários idosos.

Várias famílias que perderam os pais ou avós residentes nos chamados EHPAD (sigla em francês para “estabelecimentos médicos para idosos dependentes”) ingressaram em uma associação civil chamada “Coletivo 9.471” em referência ao balanço (então incompleto, quando se criou o grupo) de mortes em lares franceses durante a epidemia.

Na Espanha, eles também buscam justiça

Situações semelhantes foram experimentadas em várias casas de repouso no país vizinho, na Espanha. E as demandas de familiares de idosos que morreram por Covid em residências também se multiplicaram.

No total, o Ministério Público espanhol tem 110 investigações abertas contra crimes que variam de imprudência, abandono, maus tratos a homicídio. O sindicato basco de trabalhadores ELA entrou com oito processos contra lares e governos locais por falta de proteção para o pessoal médico.

Na região de Gipuzcoa (País Basco Espanhol), “houve pelo menos quatro residências com cerca de 20 mortes”, diz Txomin Lasa, chefe da área de saúde social do sindicato da ELA, que defende os trabalhadores do setor.

Lasa denuncia a lógica da privatização dos lares para os idosos e a falta de material: “Ter a vida dos idosos e das mulheres trabalhadoras nas mãos das empresas quando seu único objetivo é seus benefícios econômicos, é um modelo condenado que a situação é muito grave em qualquer crise ”, disse ele à RFI, em entrevista por telefone.

Segundo o representante do sindicato, “estamos trabalhando com sacos de lixo para proteção, com máscaras feitas por amigos, em condições infames”. Sem mencionar os testes: “Sabemos que as pessoas trabalharam em residências tendo sido testadas positivas” ao coronavírus, diz ele.

No momento, o sistema de justiça espanhol emitiu medidas cautelares para impor mais recursos médicos em várias casas de repouso destinadas a idosos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias