Anúncios
Câmara Municipal reconhece gesto solidário da família de Cristian Vendramini, que ajudou a salvar vidas por meio da doação de órgãos
A Câmara Municipal de Botucatu realizará, na próxima segunda-feira (24), uma Moção de Congratulações à família de Cristian Guilherme Vendramini, de 30 anos, que faleceu após um grave acidente de moto e teve seus órgãos doados para salvar outras vidas. O reconhecimento foi proposto pela vereadora Erika Liao, destacando o gesto de solidariedade e incentivo à doação de órgãos.
Anúncios
Cristian perdeu a vida no dia 3 de fevereiro, após sofrer um acidente enquanto conduzia sua moto CG-150 na estrada Serra D’água, sentido bairro Califórnia. Segundo o boletim de ocorrência, ele perdeu o controle do veículo e, com a queda, o capacete se desprendeu, agravando os ferimentos. Mesmo com o rápido atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhamento ao Hospital das Clínicas, ele não resistiu e teve a morte cerebral confirmada.
A decisão de doar os órgãos partiu da família, que já conhecia o desejo de Cristian. “Eu sou formada em enfermagem e sempre incentivei a doação. Em 2021, quando me formei, ele me disse que queria ser doador. Infelizmente, ele sofreu esse acidente, mas conseguimos realizar seu desejo”, contou Letícia Vendramini, irmã da vítima. “Foram doadas córneas e tecidos. É uma maneira de amenizar o luto e homenagear meu amado irmão, que sempre espalhou amor e amizade.”
Anúncios
A doação de órgãos é um ato de generosidade que pode transformar vidas. Em 2025, Botucatu já registrou 38 doações, contribuindo para reduzir a longa fila de espera no Brasil, onde cerca de 26.900 pessoas aguardam por um transplante. Os órgãos de Cristian foram destinados para pacientes do Hospital Estadual de Bauru.
A Moção de Congratulações será entregue à família durante a sessão da Câmara, reforçando a importância da doação de órgãos e incentivando outras famílias a manifestarem esse desejo em vida.