Anúncios
Um dos rins e as córneas do servente de pedreiro Isaque Araújo Costa, de 43 anos, vão ajudar outras pessoas. O homem teve morte cerebral declarada pelo Hospital de Base em 7 de maio, após sofrer um acidente durante uma perseguição na noite do sábado, 5. O enterro ocorreu na manhã da sexta-feira, 11, no Cemitério São João Batista, em São José do Rio Preto.
De acordo com o HB, um dos rins foi encaminhado a um hospital de Botucatu. As córneas ficarão no banco da própria instituição, à espera de um receptor. Não foi possível coletar os outros órgãos. Isaque era morador do Eldorado, era casado e não tinha filhos. Em seu atestado de óbito constam edema cerebral, trauma crânio encefálico e acidente de veículo automotor.
Anúncios
A irmã de Isaque, Susy Araujo, diz que foi uma decisão de todos da família autorizar a doação dos órgãos. “O pessoal do hospital conversou com a gente, então decidimos autorizar a retirada dos órgãos. Ficamos felizes em saber que vai ajudar salvar outras pessoas”. Suzy diz que a família, principalmente a mãe, ainda está muito abalada com a perda.
Isaque caiu da moto, depois de bater em um carro, enquanto era perseguido pela polícia. Conforme o boletim de ocorrência, na noite de sábado, 5, o suspeito teria usado uma faca para roubar duas mulheres, uma estudante de 15 e uma balconista de 42, na região do HB. Policiais em patrulhamento o avistaram e o perseguiram. Isaque teria avançado diversos sinais de “pare”. Ao passar em um deles, bateu em um carro e caiu da moto. Com ele foram encontrados os celulares das vítimas e a faca.
Anúncios
O resgate chegou a ser acionado e o homem foi encaminhado para o HB, onde foi constatada preliminarmente a morte cerebral. Após os exames, ficou confirmado o óbito. A demora entre a entrada no hospital e a captação dos órgãos é normal pois são necessários vários testes para confirmar que de fato o paciente não vai mais acordar. Só depois a equipe do hospital pede a autorização da família para a doação de órgãos.
Fonte: Diário da Região