07 de novembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Família autoriza doação e HCFMB salva vidas com múltiplos transplantes

Anúncios

Foram captados coração, pulmões, fígado, rins e córneas de um único doador; fígado foi transplantado no próprio hospital

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou recentemente uma captação de múltiplos órgãos por meio de sua Organização de Procura de Órgãos (OPO). A ação envolveu a retirada de coração, pulmões, fígado, rins e córneas de um único doador, permitindo que pacientes em estado crítico fossem beneficiados em diferentes regiões do país.

Anúncios

O procedimento marcou a primeira captação pulmonar após o recente credenciamento do HCFMB junto ao Ministério da Saúde para realizar transplantes pulmonares. O fígado captado permaneceu no próprio hospital e foi implantado com sucesso.

A operação contou com o apoio de diversas especialidades do HCFMB e também com a participação da equipe do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Anúncios

A realização do procedimento só foi possível graças à autorização da família do(a) doador(a), que demonstrou um gesto de solidariedade e empatia mesmo em um momento de dor.

Seja um doador de órgãos

A doação de órgãos é um ato que pode salvar múltiplas vidas. Para ser doador, é essencial comunicar a família sobre o desejo de doar. A partir de um único doador, é possível beneficiar inúmeras pessoas com transplantes de órgãos como rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas e intestino, além de tecidos como córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.

O sucesso do transplante depende exclusivamente da compatibilidade entre doador e receptor, e muitas vezes representa a única chance de vida ou de recomeço para quem está na fila de espera.

Talvez te interesse

Últimas

Botão de compra para Android nos EUA, recompensas diárias ajustáveis, segmentação em conformidade com a privacidade, lojas de criadores, oferta...

Categorias