Anúncios
Foram captados coração, pulmões, fígado, rins e córneas de um único doador; fígado foi transplantado no próprio hospital
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou recentemente uma captação de múltiplos órgãos por meio de sua Organização de Procura de Órgãos (OPO). A ação envolveu a retirada de coração, pulmões, fígado, rins e córneas de um único doador, permitindo que pacientes em estado crítico fossem beneficiados em diferentes regiões do país.
Anúncios
O procedimento marcou a primeira captação pulmonar após o recente credenciamento do HCFMB junto ao Ministério da Saúde para realizar transplantes pulmonares. O fígado captado permaneceu no próprio hospital e foi implantado com sucesso.
A operação contou com o apoio de diversas especialidades do HCFMB e também com a participação da equipe do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.
Anúncios
A realização do procedimento só foi possível graças à autorização da família do(a) doador(a), que demonstrou um gesto de solidariedade e empatia mesmo em um momento de dor.
Seja um doador de órgãos
A doação de órgãos é um ato que pode salvar múltiplas vidas. Para ser doador, é essencial comunicar a família sobre o desejo de doar. A partir de um único doador, é possível beneficiar inúmeras pessoas com transplantes de órgãos como rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas e intestino, além de tecidos como córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.
O sucesso do transplante depende exclusivamente da compatibilidade entre doador e receptor, e muitas vezes representa a única chance de vida ou de recomeço para quem está na fila de espera.