Anúncios
A cidade de Havana, em Cuba, está enfrentando uma falta de gasolina que faz com que as filas para abastecer sejam do comprimento de várias quadras. Há casos de motoristas que estão há dias aguardando a chegada de gasolina.
Os carros de transporte público e os taxistas já estavam enfrentando problemas para abastecer nos últimos meses com uma escassez cada vez mais frequente.
Anúncios
O taxista Alexander Pérez, de 43 anos, afirmou que passou três dias na fila, mesmo sem saber se a gasolina vai chegar em algum momento.
Não se sabe ao certo porque a falta de gasolina se agravou.
Anúncios
Uma reportagem do jornal estatal “Granma” no domingo (2) que abordou o assunto não está mais disponível no site do jornal.
Uma cópia não oficial desse texto reconhece a questão do abastecimento e descreve um novo programa priorizando temporariamente o transporte público.
O governo cubano não respondeu os pedidos de entrevista.
Venezuela aumentou venda de petróleo bruto
Apesar da falta de gasolina, a Venezuela aumentou o fornecimento de petróleo a Cuba desde o início de 2023, segundo documentos da estatal PDVSA e dados de remessas.
- Em janeiro, foram enviados cerca de 40 mil barris por dia.
- Em fevereiro, foram enviados cerca de 52 mil barris por dia.
- Em março, foram enviados 76 mil barris por dia.
Na última remessa, um dos navios que levaram combustíveis superpetroleiro Nolan, que chegou em meados de março perto de Antilla, de acordo com uma imagem de satélite obtida pelo TankerTrackers.com. A embarcação pode transportar 1,53 milhão de barris.
O problema é que a Venezuela não enviou os produtos mais demandados: combustíveis refinados.
Fonte: Agências