Anúncios
Uma falha no “linhão” de transmissão da usina hidrelétrica de Belo Monte (foto) levou à interrupção do fornecimento de energia em vários estados do país nesta sexta-feira (28), informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A agência verificou o desligamento do polo 2 do linhão de Belo Monte, que liga a subestação Xingu (PA) a Estreito (MG).
Anúncios
Segundo a Aneel, esse incidente levou à necessidade de desligamento de sete unidades geradoras de energia da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o que acabou levando ao corte de energia por cerca de 20 minutos.
A causa da falha no linhão está sendo investigada. A Aneel cobrou explicações da distribuidora responsável pelo linhão de Belo Monte, a Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE).
Anúncios
A empresa terá um dia, a contar da notificação, para esclarecer as causas do incidente e informar quais serão as medidas adotadas a fim de evitar reincidência.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela administração do Sistema Interligado Nacional (SIN), se manifestou em nota no início da noite (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).
O operador confirmou as informações divulgadas pela Aneel e disse que, assim que identificou o problema, atuou “prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia”.
“O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP)”, afirmou.
Duração
Em notas, distribuidoras de energia informaram a duração dos “apagões”.
A Enel Brasil informou que o fornecimento de energia foi interrompido em algumas regiões de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro entre 11h26 e 11h39.
A Neoenergia Distribuição Brasília informou que algumas regiões do Distrito Federal tiveram interrupção de energia às 11h26. Segundo a distribuidora, a energia foi reestabelecida em todas as áreas afetadas às 11h50.
A EDP Brasil informou que os clientes de suas distribuidoras em São Paulo e Espírito Santo tiveram o fornecimento afetado entre 11h26 e 11h51.
Em Minas Gerais, a Cemig disse que as maiores cidades afetadas com perda parcial de energia foram Uberlândia, Uberaba e Divinópolis.
“O desligamento ocorreu às 11h26 e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 11h30. O restabelecimento total aconteceu às 11h53”, afirmou companhia em nota.
Íntegra de nota do ONS
Leia abaixo a íntegra de nota do Operador Nacional do Sistema:
OCORRÊNCIA NO SISTEMA DE TRANSMISSÃO NORTE/SUDESTE – 28/05/21
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que hoje, dia 28 de maio, às 11h06, houve o desligamento do Polo 1 Xingu/Estreito, sem outras consequências para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Já às 11h26, ocorreu o desligamento do Polo 2 do mesmo sistema de transmissão que compõe o bipolo Xingu/Estreito, que estava com de 1.983MW de carregamento (valor próximo ao que havia no polo 1 quando houve o seu desligamento, às 11h06). Com o objetivo de evitar sobrecarga no Elo CC 800 kV Xingu/Terminal Rio, um Sistema Especial de Proteção (SEP) atuou, comandando o desligamento de sete unidades geradoras da usina hidrelétrica de Belo Monte, com interrupção de aproximadamente 4.050 MW de geração. Ao identificar uma variação de frequência no sistema, o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) cortou 3.400 MW de carga, atingindo várias localidades, para evitar maiores reflexos no SIN.
Às 11h31min foi liberada a retomada de todas as cargas cortadas pelo ERAC. E, às 11h45, todas as cargas do SIN já estavam regularizadas. Às 12h21 houve o desbloqueio dos Polos 1 e 2 do Elo CC 800kV Xingu/Estreito, após avaliações e liberações do agente BMTE.
O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia. O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP).
Fonte: G1