29 março, 2024

Últimas:

Falha em iceberg ameaça estabilidade da Antártida

Anúncios

Um dos dez maiores icebergs do mundo pode se desprender a qualquer momento da Antártida, segundo cientistas. Se isso ocorrer, a maior plataforma de gelo do continente congelado, a Larsen C, ficará comprometida e pode se soltar, o que significaria o maior abalo na localidade.

Uma rachadura na Larsen C que cresceu de forma rápida no último mês. Com isso, apenas 20 km de gelo impedem o imenso bloco de 5 mil km² de se soltar.

Anúncios

Plataformas de gelo são as porções firmes da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e – não sobre a terra. A Larsen C é equivalente a 500 mil campos de futebol – ou à área do Distrito Federal.

Há muitas décadas os pesquisadores acompanham a evolução da maior plataforma de gelo, e monitoram a rachadura. Em dezembro, o ritmo avançou a níveis nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.

Anúncios

Segundo os cientistas, se a ruptura realmente acontecer, a estabilidade da Larsen C pode ficar comprometida.

AQUECIMENTO GLOBAL?

Os cientistas dizem que o fenômeno é geográfico e não climático. A rachadura existe por décadas, mas cresceu durante um período específico.

Eles imaginam que o aquecimento da Terra tenha antecipado a provável ruptura do iceberg, mas não têm evidências suficientes para confirmar isso.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias