22 de maio, 2025

Últimas:

Faculdades de Botucatu obtêm avaliações positivas pelo Ministério da Educação

Anúncios

As instituições públicas de ensino superior instaladas em Botucatu se mantiveram com altos níveis de qualidade na educação, conforme o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os indicadores servem como “termômetro” para que o governo federal tenha ciência das políticas educacionais implantadas. Os índices são crescentes e variam em uma escala de 1 a 5, representando o desempenho global da instituição analisada. Ao todo, 10.210 cursos e 2.066 instituições tiveram os conceitos CPC e IGC divulgados, respectivamente.

Anúncios

Quatro instituições (duas particulares e duas públicas) apareceram ranqueadas nas duas avaliações. Pelo Índice Geral de Cursos (IGC), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) obteve a nota máxima (5), sendo que as Faculdades Integradas de Botucatu (Unifac) teve conceito 4. A Faculdade Iteana de Botucatu (ITE) e a Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec) obtiveram, ambas, nota 3.

Para que uma instituição de educação superior tenha o Índice Geral de Cursos calculado é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência.

Anúncios

O IGC é calculado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos CPC do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível; distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Já no CPC, as avaliações são segmentadas por cursos participantes do último Enade. Nas instituições públicas presentes no município, os cursos que compõem o câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec) obtiveram notas 4 e 3, respectivamente. Pela Unesp foram avaliados os cursos de Física Médica (4), Ciências Biológicas (4) e Engenharia Florestal (4). Na Fatec o curso analisado foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (3). O Conceito Preliminar de Curso é composto de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação.

Para que um curso tenha o CPC calculado é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os insumos usados nos cálculos são: Desempenho dos estudantes no Enade – Nota do Enade Valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD); Perfil do Corpo docente (Regime de Trabalho e Titulação) – Censo Superior; Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo – Questionário do Estudante no Enade. Em âmbito nacional, apenas 9,5% dos cursos de bacharelado e licenciaturas em ciências exatas e dos cursos superiores de tecnologia em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura, produção industrial, tiveram desempenho nas faixas 1 e 2, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

Outros 38,3% ficaram acima, nas faixas 4 e 5, numa escala de 1 a 5. A maioria dos cursos brasileiros nessas áreas, 52%, estão na faixa 3.

Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Evento também contou com debate realizado pela São Paulo São com os vereadores da Frente Parlamentar de Direito à Cidade...

Categorias