Anúncios
As instituições públicas de ensino superior instaladas em Botucatu se mantiveram com altos níveis de qualidade na educação, conforme o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os indicadores servem como “termômetro” para que o governo federal tenha ciência das políticas educacionais implantadas. Os índices são crescentes e variam em uma escala de 1 a 5, representando o desempenho global da instituição analisada. Ao todo, 10.210 cursos e 2.066 instituições tiveram os conceitos CPC e IGC divulgados, respectivamente.
Anúncios
Quatro instituições (duas particulares e duas públicas) apareceram ranqueadas nas duas avaliações. Pelo Índice Geral de Cursos (IGC), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) obteve a nota máxima (5), sendo que as Faculdades Integradas de Botucatu (Unifac) teve conceito 4. A Faculdade Iteana de Botucatu (ITE) e a Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec) obtiveram, ambas, nota 3.
Para que uma instituição de educação superior tenha o Índice Geral de Cursos calculado é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência.
Anúncios
O IGC é calculado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos CPC do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível; distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Já no CPC, as avaliações são segmentadas por cursos participantes do último Enade. Nas instituições públicas presentes no município, os cursos que compõem o câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec) obtiveram notas 4 e 3, respectivamente. Pela Unesp foram avaliados os cursos de Física Médica (4), Ciências Biológicas (4) e Engenharia Florestal (4). Na Fatec o curso analisado foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (3). O Conceito Preliminar de Curso é composto de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação.
Para que um curso tenha o CPC calculado é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os insumos usados nos cálculos são: Desempenho dos estudantes no Enade – Nota do Enade Valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD); Perfil do Corpo docente (Regime de Trabalho e Titulação) – Censo Superior; Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo – Questionário do Estudante no Enade. Em âmbito nacional, apenas 9,5% dos cursos de bacharelado e licenciaturas em ciências exatas e dos cursos superiores de tecnologia em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura, produção industrial, tiveram desempenho nas faixas 1 e 2, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
Outros 38,3% ficaram acima, nas faixas 4 e 5, numa escala de 1 a 5. A maioria dos cursos brasileiros nessas áreas, 52%, estão na faixa 3.
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral