27 abril, 2024

Últimas:

FAB registra um acidente envolvendo aeronave particular a cada 5 dias no Brasil em 2019

Anúncios

Neste ano houve um acidente com avião privado a cada 5 dias e 15 horas no Brasil, segundo levantamento realizado com base em dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea (FAB).

De 1º de janeiro a 27 de maio de 2019, 26 aviões particulares sofreram acidentes no país. O último deles foi registrado na segunda-feira (27) e matou três pessoas, entre elas o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, conhecido pela música “Jenifer”, em Estância, Sergipe.

Anúncios

A aeronave Piper Cherokee PA 28-180 que levava o cantor fabricada em 1974 estava cadastrada como privada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ela só podia fazer voos de instrução (treinamento).

O monomotor não podia fazer táxi aéreo, o transporte de passageiros mediante remuneração, como era o caso de Gabriel Diniz. A prática, conhecida como “taca”, é criminosa. A Aeronáutica recolheu peças da aeronave no local da tragédia e irá apurar as causas do acidente.

Anúncios

De 1º de janeiro a 27 de maio deste ano, foram 26 tragédias aéreas com aeronaves particulares (contra 19 no mesmo período do ano anterior) –a maioria envolvendo monomotores: 21 (o que representa 80,8% do total). Em 2018, eles representaram 15 dos 19 acidentes registrados no período, ou 79%.

Por outro lado, não ocorreu nenhum acidente em 2019 com uma aeronave cadastrada para tráfego aéreo regular e autorizada para o transporte de pessoas pela Anac. A categoria teve apenas 3 acidentes em 2018 e 7 em 2017.

Crise

Para especialistas, a crise econômica que o país enfrenta é um dos fatores que contribuem para que as pessoas optem por pegar voos não credenciados, por meio de amigos ou conhecidos, pagando mais barato.

“Estamos em um ano bem atípico, com muito mais acidentes particulares na história. Na minha visão, está ocorrendo muito desvio de função de aeronaves particulares, que são compradas para uso pessoal do adquirente, mas que, na verdade, começa a fazer voos irregulares”, diz o engenheiro e especialista em aviação Shailon Ian.“Com a crise, as empresas fazem de tudo para economizar, e a manutenção torna-se cada vez mais precária e reduzida, aumentando os níveis de perigo. Um táxi aéreo pirata já não cumpre as regras primordiais de segurança, o regulamento aéreo, as regras de transporte”— Shailon Ian, especialista em aviação

Segundo Ian, essa economia torna a manutenção “um problema que leva a muitos acidentes”.

Presidente da Associação Brasileira de Táxi Aéreo (Abtaer), Jorge Bittar diz que a prática de táxi aéreo clandestino é antiga no Brasil, e que, apesar de a Anac tentar coibi-la, a população se preocupa com o assunto apenas quando ocorre um acidente.

“Os operadores particulares, donos de aeronaves, têm que manter o avião mesmo parado. Há custos para o pagamento do hangar, o piloto. Aí, com a crise financeira, vemos que a prática aumenta. Porque o piloto acaba, muitas vezes, sugerindo o aluguel da aeronave para fazer o transporte de algum amigo, conhecido, algo entre empresários, e todo mundo sai ganhando. É um jogo de ganha-ganha, e que, quando ocorre um acidente, a coisa fica feia e visível à sociedade”, afirmou.

Bittar acrescenta que, em alguns casos, a contratação de táxi clandestino é conivente. “A pessoa que contrata sabe que é ilegal e aceita o risco. Em outros casos, a pessoa entra de gaiato e não sabe no que está se metendo”, explicou.

“As empresas de táxi aéreo regulares passam por auditorias públicas e privadas, pagam impostos e fazem a contratação de seguro milionários. É outro padrão e, muitas vezes, as pessoas, querendo economizar, acabam correndo um risco desnecessário”, disse Bittar.

Anac cria site para informar se empresa e aeronave podem fazer transporte de passageiros — Foto: reprodução
Anac cria site para informar se empresa e aeronave podem fazer transporte de passageiros (Foto: Reprodução)

Para que a população evite correr riscos e saiba se o transporte aéreo que está contratando é regular ou não, a Anac criou um portal na internet que permite ao cidadão fazer uma busca pelo nome da empresa, CNPJ ou pelo prefixo da aeronave. Logo após digitar as informações, a Anac informa se a empresa e o avião podem ou não transportar o passageiro.

“Defendemos que a Anac obrigue que as aeronaves privadas pintem nas portas algo como ‘proibido o fretamento’, para que a população, quando embarque, esteja ciente do que está fazendo é algo ilegal”, salienta o presidente da Abtaer.

Em nota, a Anac informou que está realizando uma campanha “Voe seguro, não use táxi aéreo clandestino” para conscientizar a população e que, só em 2019, interditou 49 aeronaves e suspendeu a licença de sete pilotos que faziam o serviço irregular.

Durante a operação de fiscalização, cantores e artistas famosos tiveram aeronaves interditas, por estarem impedidas de realizar o transporte de passageiros sob cobrança de valores.

Fonte: G1

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias