19 abril, 2024

Últimas:

Exposição do artista Auguste Rodin termina neste domingo em Botucatu

Anúncios

Este é último fim de semana da exposição de obras do artista plástico Auguste Rodin na Pinacoteca de Botucatu (SP). Uma oportunidade de conhecer a obra do artista francês que é considerado um dos maiores escultores da história.

A argila, gesso, cera, bronze e mármore estão entre os materiais que deram formas para as obras de Rodin. Mas, foi no bronze que Rodin encontrou a inspiração pra dar forma com luz e sombra ao seu trabalho, muitas vezes inspirados na mitologia e literatura.

Anúncios

Assim Rodin foi dando ao bronze a delicadeza para as esculturas que que foram marcadas pela influência do impressionismo e do simbolismo. O artista plástico nasceu em Paris em 1840 e morreu em 1917.

00:00/03:44

Anúncios

Botucatu recebe exposição com obras do artista plástico Auguste Rodin

Botucatu recebe exposição com obras do artista plástico Auguste Rodin

Apesar de hoje ser considerado um dos nomes mais importantes da história da arte, Rodin viveu altos e baixos e dificuldade em ser aceito pela academia francesa de arte. Ele deixou para o governo francês, 6 mil esculturas e 7 mil desenhos e mais de 70 fotografias do artista. Parte deste acevo está exposto na pinacoteca.

Uma oportunidade rara que mais de 14 mil pessoas já aproveitaram. O segundo andar do prédio da pinacoteca ficou conhecido como espaço Rodin. Na parede da sala onde estão as esculturas foi escrita a história do artista plástico em ordem cronológica.

Desde o nascimento dele, em 1840 até a data da abertura do Museu Rodin, em 4 de agosto de 1919. Em 1907 o artista foi nomeado Doutor Honoris Causa pela universidade de Oxford, na Inglaterra.

No mesmo ano escultura chamada, em português, de o “Homem que Marcha” foi exposta na Sociedade Nacional de Belas Artes. Outra obra que está no museu de Botucatu é a Musa de Whistler.

Em 1904, a escultura fez parte de um projeto para um monumento que nunca foi completo. O perfeccionismo de Rodin gerava nem sempre era compreendido, por isso a exposição reservou também um espaço especial para que as crianças brinquem com a escultura e entendam mais um pouco do que foi o trabalho do artista.

Crianças puderam conhecer mais sobre Rodin em exposição em Botucatu  — Foto: TV TEM / Reprodução

Crianças puderam conhecer mais sobre Rodin em exposição em Botucatu — Foto: TV TEM / Reprodução

Serviço

Neste sábado (14) e domingo (15), último fim de semana da exposição, o funcionamento será das 11 às 17h. A pinacoteca fica na Rua Rua General Teles, número 1.040, no centro de Botucatu.

Fonte: G1

Últimas

Emprego: Juazeiro do Norte tem aumento de 8.890 vagas

Emprego: Juazeiro do Norte tem aumento de 8.890 vagas

19/04/2024

Trata-se de um crescimento de 22%, segundo dados do Caged; Ricardo Técio, especialista imobiliário da RT...

Categorias