Anúncios
Uma explosão solar causou, neste domingo (02), um grande apagão dos serviços de rádio nos Estados Unidos, chegando inclusive a afetar equipes de resgate e emergência que trabalhavam no auxílio de pessoas após a passagem do furacão Ian no estado da Flórida.
O fenômeno solar aconteceu às 16h53 do horário de Brasília e atingiu seu ápice 30 minutos depois, liberando uma grande quantidade de radiação eletromagnética. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o apagão foi da categoria R3, ou forte intensidade, enquanto a explosão foi da categoria X1, a menos intensa da categoria das mais fortes.
Anúncios
O blecaute atingiu todos que utilizavam aparelhos de rádio de 25 MHz. No Twitter, a astrofísica especializada em clima espacial, Tamitha Skov, fez um pedido aos meteorologistas dos veículos de comunicação para que avisassem às equipes de resgate do país que os dados da NASA apontavam uma possível influência nos sistemas de GPS, deixando-os indisponíveis ou diminuindo sua precisão.
As explosões solares podem causar efeitos no planeta Terra mesmo após alguns dias por conta das CMEs, ou ejeções de massa coronal, que demoram um tempo para chegar até o planeta.
Anúncios
Segundo a NOAA, uma abertura coronal no campo magnético do Sol está enviando ventos solares em nossa direção, estes podem se combinar com os CMEs para causar desarranjos no campo geomagnético da Terra.
Fonte: Yahoo!