Anúncios
Uma expedição arqueológica nos arredores das pirâmides de Gizé, no Egito, localizou instalaçōes onde eram fabricados pão e cerveja há mais de 4,5 mil anos, além de um porto que seria o principal expoente comercial da época.
Segundo a revista Live Science, as estruturas encontradas datam do tempo em que o faraó Menkaure construiu uma das pirâmides, entre 2490 a.C e 2472 a.C. Como a construção dos monumentos demandava o fornecimento de suprimentos vindos de todo o Egito, o porto nas margens do rio Nilo foi o local que abrigou as instalações descobertas pela expedição recente.
Anúncios
Em uma das edificações foram encontradas ferramentas utilizadas na fabricação de cerveja e pão. Em outra, selos indicavam ter sido a residência de sacerdotes do alto escalão do governo.
As construções abrigaram mais de mil pessoas, de acordo com Mark Lehner, diretor da Associação de Pesquisa do Egito Antigo e coordenador da expedição. Tanto os alimentos produzidos no local quando os que chegavam pelo rio eram destinados a alimentar os trabalhadores que atuavam na construção das pirâmides.
Anúncios
Para Lehner, o local é o “porto nacional de seu tempo”. Os pesquisadores já tinham conhecimento do porto, que funcionou em Gizé durante a construção da Grande Pirâmide e foi mencionado no diário de bordo de um inspetor chamado Merer.
As escavações no local devem continuar até 2019.
Fonte: Yahoo!