23 abril, 2024

Últimas:

Êxodo de venezuelanos já é maior que número de refugiados que tentam chegar à Europa

Anúncios

A degringolada econômica da Venezuela se transforma em crise humanitária. Segundo a ONU, 2,3 milhões de venezuelanos deixaram o país em dois anos. A título de comparação, 1,8 milhão de migrantes entraram em toda a União Europeia em quatro anos.

A crise de refugiados na Europa começou em 2015, quando levas crescentes de pessoas que fugiam de dificuldades econômicas ou de conflitos tentavam alcançar a União Europeia, atravessando o mar Mediterrâneo ou por terra, pelo sudeste europeu.

Anúncios

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR), as três principais nacionalidades entre mais de um milhão de migrantes que chegaram pelo mar Mediterrâneo entre janeiro de 2015 e março de 2016 eram sírios (46,7%), afegãos (20,9%) e iraquianos (9,4%).

O número de refugiados e migrantes caiu drasticamente nos últimos anos, devido a medidas de retenção de entrada como o acordo que a União Europeia assinou com a Turquia. A xenofobia foi outro fenômeno que se espalhou por todo o continente.

Anúncios

Enquanto cerca de 1,8 milhão de refugiados chegaram na Europa desde 2015, a crise migratória da Venezuela já contabiliza mais de 2,3 milhões de migrantes que fogem da miséria em apenas dois anos.

Os países sul-americanos foram surpreendidos com essa onda migratória inédita. A partir do dia 18 de agosto, o Equador passou a exigir um passaporte aos venezuelanos. Essa decisão unilateral vai contra os acordos regionais em vigor. Quito nem se deu ao trabalho de informar a Colômbia, que sozinha já recebeu cerca de um milhão de migrantes e por onde passam os que seguem para o Equador.

Por sua vez, o Peru pretende proibir que venezuelanos sem passaporte entrem no país a partir do próximo sábado (25).

Diante do desafio migratório, todos os países envolvidos evocam, no entanto, as virtudes da cooperação regional, assim como a ONU e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Mas o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterrez, se mantem estranhamente silencioso sobre o assunto.

Lado humano em segundo plano

Já o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, quer restabelecer a democracia na Venezuela, ou seja, com a saída do presidente Nicolás Maduro. Nesse caso, a intenção política se sobrepõe à urgência da questão humanitária.

A integração regional fracassou e os migrantes venezuelanos – espremidos na fronteira entre a Colômbia e o Equador – são os prejudicados.

Outra faceta mais dramatica é que o perfil social dos migrantes mudou nos últimos meses. “Antes, eram pessoas com diplomas superiores que chegavam”, explica Giovanna Tipan, responsável pela circulação na ponte de Rumichaca, que liga Colômbia e Equador.

“Além disso, eles tinham um pouco de dinheiro para se instalar. Era mais fácil para eles encontrar trabalho e se integrar. Agora, é diferente. As pessoas deixam uma situação extremamente precária. E sabemos que ela vai piorar no país de chegada, seja no Equador, no Peru ou onde quer que seja”, diz.

Solidariedade entre precários

Sem uma recepção institucional nos países vizinhos da Venezuela, os exilados criam sua própria rede de solidariedade. “É interessante ver como são tão solidários, mesmo sendo tão vulneráveis ao mesmo tempo. Eles se organizam para que as mulheres e crianças passem primeiro e ajudar os que mais necessitam”, acrescenta Giovanna Tipan.

Antony, que deixou Caracas há uma semana, confirma: “No começo eu não conhecia ninguém. Mas fiz amigos de verdade. Todos ajudam uns aos outros. Se há pessoas que não têm o que comer ou se lhes faltam algo, outros vão compartilhar o que possuem. Estou viajando agora com duas garotas que se tornaram minhas irmãs”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Rubedo Life Sciences e Beiersdorf anunciam parceria plurianual para criar novos produtos de cuidados com a pele que abordam o envelhecimento celular

23/04/2024

Anúncios A Rubedo Life Sciences, empresa de biotecnologia especializada em senescência celular e pesquisa antienvelhecimento, anunciou...

Categorias