26 abril, 2024

Últimas:

Exercícios para fazer em casa

Anúncios

Você sabia que para ficar em forma e sair de uma vida sedentária não é necessário deixar o aconchego do seu lar? Basta conhecer alguns exercícios para fazer e casa que é possível entrar em forma e ter uma vida saudável.

Se você ainda não sabe como se exercitar em casa, portanto, é hora de conferir algumas de nossas melhores dicas. Elas vão te ajudar a sair agora mesmo do sedentarismo. Confira!

Anúncios

Dicas de treino em casa

Antes de qualquer outra coisa você precisa saber que existem várias formas de treinar em casa. Para isso é possível baixar aplicativo de treino, fazer aeróbicos ou até mesmo ver tutoriais como este sobre exercícios para fazer em casa.

De modo geral, porém, antes de começar qualquer atividade é necessário tomar alguns cuidados, como os que mencionamos nos tópicos a seguir.

Anúncios

Use tênis e roupas de academia

Muitas pessoas acreditam que, para malhar em casa não é necessário usar roupas de academia e nem tênis, mas isso é um engano. Para fazer qualquer tipo de atividade física em casa é necessário usar tênis e roupa adequada.

O uso do tênis faz com que o impacto da atividade física seja amenizado nas articulações, especialmente em caso de movimentos com salto ou flexão de joelhos. Ao usar tênis você estará se prevenindo contra lesões.

Além do tênis use também roupas adequadas como legging, bermuda moletom e bermudas masculinas para os homens, pois elas além de proporcionarem conforto ainda dão liberdade para prática dos movimentos.

Alongue-se

Mesmo que o treino seja feito em casa, o objetivo é sempre tonificar os músculos e diminuir a gordura corporal. Mas para que isso seja feito com sucesso é importante que o corpo tenha flexibilidade, que será adquirida com o alongamento.

Este alongamento do corpo ajuda ganhar mais espaço deixando o corpo mais flexível e sem risco de possíveis lesões. O alongamento também é responsável por manter o alinhamento corporal, melhorando a autoconfiança e postura.

Cuidado com a respiração

Na hora de praticar o exercício é importante ficar atento também à sua respiração, pois quando ela está em sintonia com os movimentos, os resultados são visíveis.

O correto é sempre inspirar pelo nariz ao fazer esforço com o corpo e soltar o ar pela boca na medida em que for soltando o corpo.

Por exemplo, quando for praticar abdominal, o correto é inspirar durante a subida do tronco e expirar na descida. No caso de exercícios de yoga e alongamento, a respiração será a ferramenta principal para concentração na hora dos movimentos.

Hidrate-se

Jamais se esqueça de hidratar o corpo antes, durante e após o treino. Antes de começar a se exercitar tome um copo de água, e não se esqueça de tomar água durante os exercícios, pois o suor causa sede.

Vale dizer, porém, que não é bom sentir sede durante o treino, por isso sempre beba água evitando que seu corpo a peça. Isso porque a hidratação é fundamental para bons resultados no treino.

Após os exercícios não se esqueça de se hidratar, mesmo que não esteja com sede.

Exercícios para fazer em casa e emagrecer

Para quem busca perder peso, chegamos aqui à parte que ajuda a sair do sedentarismo sem ir à academia. Os próximos tópicos, portanto, são focados em mostrar exercícios comuns que garantem bons resultados.

Pular corda

Para realizar esse exercício em casa a primeira coisa que você tem que fazer é investir em uma corda de pular. Este treino ajuda a aumentar a resistência e perder calorias.

Trata-se de uma atividade simples, barata e fácil de fazer. A intensidade pode ir aumentando com o passar do tempo.

Agachamento aberto

Para realizar esse exercício em casa, a dica é usar um cabo de vassoura como apoio. Mantenha os pés afastados, segure o cabo de vassoura na sua frente e agache. Para iniciante o indicado é fazer uma série de 3 vezes com 20 repetições.

Agachamento fechado

Para realizar esse exercício em casa a dica inicial é deixar os pés afastados na largura dos ombros. Em seguida agache como se fosse se sentar. Para o iniciante o indicado é fazer uma série de 3 vezes com 20 repetições.

Flexão solo

Para realizar esse exercício, o indicado é ajoelhar-se, ficando na ponta dos pés e apoiando o corpo com as mãos no chão. Deixe o braço estendido e procure descer o corpo até o chão, colocando abdômen e peito próximos. Para o iniciante o indicado é fazer uma série de 3 vezes com 10 repetições.

Prancha

A prancha é um dos exercícios para fazer em casa que mais oferecem resultado em termos de perda de peso.

Para realizar esse exercício basta apoiar as pontas dos pés e o antebraço no chão, ficando nessa posição por quarenta segundos. Para o iniciante o indicado é fazer uma série de 3 com 10 repetições.

Ginástica aeróbica em casa

Outra opção de exercícios para fazer em casa é aquela relacionada a exercícios de aeróbica. Eles podem ser feitos de diferentes formas e em vários níveis, conforme exemplos na sequência.

Ginástica aeróbica de baixo impacto

Esse tipo de ginástica evita que seu praticante sofra com algum tipo de lesão eventualmente causada pelos impactos que algumas técnicas geram. Nesses exercícios, os movimentos são realizados sem que haja salto sobre os pés.

Ginástica aeróbica de alto impacto

Nesse tipo de atividade é realizado um trabalho repetido de cardiovascular, onde nem sempre os pés ficam em contato com o chão, podendo haver vários movimentos de extensão e flexão.

Cardio funk

Esse tipo de atividade envolve muita música para movimentar o tronco, braços e pernas. Na aula usam-se vários ritmos, como afro e jazz, dentre outros. Durante a aula os movimentos são rápidos e curtos.

Exercícios para perder barriga

Um dos maiores objetivos de quem pratica atividade física é a busca por perder barriga e definir o abdômen. Felizmente, isso também é possível com exercícios para fazer em casa. A seguir temos os exemplos de treinos para esse fim.

Abdominal tradicional

Esse é um dos exercícios mais fáceis de fazer, basta se deitar de costas no chão, deixar as pernas flexionadas, os pés apoiados no chão e joelhos apontando para o teto.

Depois é só levantar a parte superior do corpo colocando força nos músculos do abdômen. Esse é o principal exercícios para perder barriga e definir os músculos dessa região.

Abdominal reverso

Para praticar esse movimento basta fazer o contrário do exercício anterior. Deitado de costas no chão, levante as pernas levemente flexionadas na direção do peito. Jamais toque os pés no chão durante as repetições.

Esse exercício tende a trabalhar os músculos superiores da barriga, reduzindo toda gordura da barriga e não apenas da pochete.

Bicicleta imaginária

Esse exercício é praticamente o mesmo movimento de andar de bicicleta, porém você estará no chão e com a barriga para cima. Para realizar o exercício, basta levantar as pernas e começar a pedalar no ar. Aparentemente é um exercício fácil, porém exige concentração.

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias