Ex-primeira-dama dos Estados Unidos Nancy Reagan morre aos 94 anos

A atriz Nancy Reagan, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, morreu aos 94 anos. Ela foi casada com Ronald Reagan, que foi o presidente americano entre 1981 e 1989.

Nancy – que se tornou uma das mulheres mais influentes na história dos Estados Unidos durante a presidência de seu marido republicano – morreu devido a uma falência cardíaca.

Ela será enterrada ao lado de seu marido na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley, na Califórnia. Ronald Reagan morreu em 2004 depois de uma longa batalha contra o Alzheimer.

Trajetória

Nascida em Nova York no dia 6 de julho de 1921, de pai vendedor de carros e de uma mãe atriz, chegou a Hollywood aos 28 anos ainda como Nancy Davis. Ela atuou em Hollywood durante os anos 1940 e 1950 e casou-se com Reagan, então também ator de cinema, em 1952. Ela, então, foi a primeira-dama da Califórnia, onde Reagan foi governador de 1967 a 1975 antes de se mudar para a Casa Branca depois de sua vitória decisiva sobre o presidente democrata Jimmy Carter, em 1980.

O projeto mais conhecido que desenvolveu enquanto primeira-dama foi a campanha anti-drogas “Just Say No” (Apenas Diga Não). Depois que seu marido desenvolveu Alzheimer, ela se tornou uma incentivadora da descoberta da cura da doença.

Como esposa, parceira política e conselheira de Reagan, ela se tornou uma das mais poderosas primeiras-damas, ao lado da mulher de Franklin Roosevelt, Eleanor, de Woodrow Wilson, Edith, e de Bill Clinton, Hillary.

Juntos, Nancy e Reagan tiveram dois filhos: Patti, nascida em 1952, e Ron, em 1958.

O ex-presidente americano Ronald Reagan ao lado de Nancy Reagan em 1994 (Foto: Reprodução)
O ex-presidente americano Ronald Reagan ao lado de Nancy Reagan em 1994 (Foto: Reprodução)

Fonte: G1