19 abril, 2024

Últimas:

Ex-ministro, Alexandre Baldy é preso em operação contra desvios na Saúde. Ele recebeu título de “Cidadão Botucatuense” em 2019

Anúncios

O secretário dos Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo, Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga, ex-ministro das Cidades do Governo Temer, foi preso pela Polícia Federal em sua casa, no Jardins, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (6).

O ex-ministro tem ligações recentes com Botucatu. Em novembro de 2019, Alexandre Baldy recebeu o título de “Cidadão Botucatuense, proposto pelo vereador Laudo e aprovado por unanimidade. “Baldy teve papel decisivo no processo de liberação de verbas para obras importantes no município, como a construção das quase mil casas do conjunto habitacional Cachoeirinha, o Piscinão para contenção de águas pluviais, escolas de tempo integral e o parque linear do rio Lavapés, destacou a assessoria do Legislativo”, destacou na época a assessoria da Câmara.

Anúncios

Ele foi preso como um dos alvos da Operação Dardanários, que apura desvios na Saúde no Rio de Janeiro e em São Paulo, envolvendo órgãos federais.

Baldy, que foi deputado federal por Goiás e ministro das Cidades no governo do ex-presidente Michel Temer, é apontado por atos suspeitos antes de assumir a pasta no governo de São Paulo.

Anúncios

Segundo a investigação, ele usou da influência dos dois cargos para intermediar contratos, sobre os quais ganharia um percentual. Baldy teria oferecido vantagem a um colaborador para não entregar o esquema.

Entre os contratos investigados estão o de Organizações Sociais (OSs) com o Hospital de Urgência da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), em Goiás; com a Junta Comercial Goiana e com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/Fiocruz).

Em nota, a assessoria do secretário disse que Baldy “tem sua vida pautada pelo trabalho, correção e retidão”. A nota diz ainda que “foi desnecessário e exagerado determinar uma prisão por supostos fatos de 2013, ocorridos em Goiás, dos quais Alexandre sequer participou. Alexandre sempre esteve à disposição para esclarecer qualquer questão, jamais havendo sido questionado ou interrogado, com todos os seus bens declarados, inclusive os que são mencionados nesta situação. A medida é descabida e as providências para a sua revogação serão tomadas”.

De acordo com a PF, foram apreendidos R$ 90 mil em um imóvel do secretário em Brasília.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que “colaborou junto à PF enquanto estiveram no prédio. Após as buscas, nenhum documento ou equipamento foi levado pela Polícia Federal.”

A prisão de Baldy é uma das seis expedidas pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do RJ na operação.

Também são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Petrópolis (RJ), São José do Rio Preto (SP), Goiânia e Brasília.

A operação é um desdobramento das investigações realizadas no âmbito das operações Fatura Exposta, Calicute e SOS.

Os suspeitos responderão pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a PF, dardanários são “agentes de negócios, atravessadores que intermediavam as contratações dirigidas”.

G1

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias