Anúncios
Dom Paulo Cezar Costa, ex-bispo de São Carlos (SP), assumiu o cargo de cardeal da Igreja Católica. A nomeação ocorreu no dia 29 de maio, mas a cerimônia de posse foi neste sábado (27), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na presença do Papa Francisco.
Junto com Dom Paulo, Papa Francisco nomeou outros 20 religiosos, entre eles, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner.
Anúncios
O sacerdote foi bispo da Diocese de São Carlos (SP) de 2016 a 2020, quando no mesmo ano foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Brasília e ocupava o cargo desde então.
Após a cerimônia, o Papa Francisco convocou os cardeais para uma reunião de dois dias na Basílica de São Pedro.
Anúncios
Sobre Dom Paulo Cezar Costa
O cardeal tem graduação em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado em teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (1998) e doutorado em teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (2001). Dom Paulo Cezar Costa foi ordenado presbítero aos 25 anos, quando foi vigário paroquial na Paróquia de São Pedro e São Paulo, no município de Paraíba do Sul.
Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Em junho de 2011, teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, Dom Paulo Cezar Costa atuou como Diretor Administrativo.
Em 2016, foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco. Posteriormente, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Brasília, em 2020.
Fonte: G1