Evento em Botucatu apresenta jogos de tabuleiro modernos

Se quando você ouve falar em jogo de tabuleiro normalmente o que vem a sua cabeça é uma infindável partida de War ou Banco Imobiliário num dia chuvoso com a criançada, é provável que você esteja no mínimo 20 anos desatualizado do assunto. Desde 1995 os “Board Games” se desenvolveram, multiplicaram e conquistaram novas e antigas gerações de adeptos, contando com grandes convenções  milionárias, campanhas de financiamento coletivo e centenas de lançamentos ao redor do mundo. Os mais diversos temas, desde zumbis até culinária japonesa, são explorados em várias mecânicas que podem exigir dos jogadores raciocínio, dedução, planejamento ou trabalho em equipe, dependendo do jogo. Justamente por esses atributos, agora também são usados como ferramenta em projetos sociais e educacionais, e nas dinâmicas de grupo em empresas. A chamada renascença dos Jogos de tabuleiro chegou ao Brasil apenas nos últimos anos com o lançamento de vários títulos estrangeiros e nacionais e a criação de encontros e espaços dedicados aos chamados jogos de tabuleiro modernos.
Chamados no Brasil de jogos de tabuleiro modernos, os “Board Games” normalmente são assinados por um autor ou por um fabricante e são divididos nas seguintes categorias:
Jogos estilo Alemão ou Eurogame –  É um estilo de jogo que surgiu com o jogo alemão de Klaus Tueber, chamado Colonizadores de Catan em 1995. É o jogo que deu origem a essa nova explosão dos jogos de tabuleiro. Esse gênero de jogos tem regras simples, tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos), alto nível de interação entre os jogadores, e elementos gráficos atrativos. Eles não dão tanto valor a sorte e ao conflito direto entre jogadores, dando prioridade à estratégia. Utilizam pouco os temas militares, e normalmente mantém todos os jogadores na mesa até o final de cada partida.
Jogos estilo Americano – Alguns chegam a dizer que esse é o oposto do estilo alemão. Os jogos desse estilo são mais antigos e complexos que os Eurogame. Jogos desse estilo podem ter tempo de duração indo de 3 horas até dias de duração, os jogadores podem ser eliminados durante o jogo, o dado tem muita influencia sobre o resultado do jogo e os conflitos direto entre jogadores rola solto. A maioria dos jogos de guerra se enquadra nesse estilo.
Jogos Abstratos – Os jogos de tabuleiro do tipo abstrato, são aqueles que não podem ter elementos aleatórios ou informações ocultas. Na prática, porém, muitos jogos que não cumpram estes critérios são comumente classificados como jogos de estratégia abstrato. Esse tipo de jogo, apesar de em muitos casos serem simples em seu funcionamento, são por vezes bem estratégicos. Os clássicos Xadrez, Damas, Go e Gamão são bons exemplos deste tipo de jogo.
Jogos Familia – Não existe especificamente uma categoria de jogos de tabuleiro para família, mas consideramos que sejam jogos com regras simples, de curta duração, interativos e onde crianças possam interagir com adultos.
Jogos Festa – Jogos de tabuleiro para festa são jogos que comportam muitos jogadores, rápidos, muito interativos e divertidos com foco total na diversão. Bons exemplos de jogos do estilo são o fantástico Dixit e o perseguido Jogo da Fronteira dos consagrados designers brasileiros André Satz e Sérgio Halaban.
Jogos de Estratégia – Os jogos de tabuleiro de estratégia, podem ser abstratos ou temáticos como Puerto Rico e suas mecânicas e sistemas de jogos mesclam características dos estilo Alemão ou Americano. Portanto o que vale aqui é o planejamento, gerenciamento, quanto menor o fator sorte envolvido melhor. As regras costumam ser muitas e complexas, a duração do jogo fica entre média e grande e o fator sorte não é tão influente.
Jogos de Civilização – Os jogos de tabuleiro de civilização tem maior complexidade, muitas regras e diversas possibilidades de jogadas. O objetivo desse tipo de jogo é desenvolver uma civilização, um bom exemplo do gênero é o jogo Civilization. Em geral, estes jogos mesclam características do estilo alemão com americano. Uma coisa é certa, você deve estar disposto a gastar boas horas jogando uma partida destas.
Jogos de Guerra – Os jogos de tabuleiro de guerra são aqueles onde o objetivo é a simulação de batalhas históricas e hipotéticas.
 
JOGA CUESTA
No dia 02 de novembro acontece em Botucatu mais uma edição do Joga Cuesta, encontro de jogadores de tabuleiro da região do Polo Cuesta, realizado mensalmente na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise.  Os participantes contarão com vários títulos nacionais e importados disponíveis e a presença de jogadores mais experientes que poderão auxiliar os novatos na escolha de jogos e na explicação das regras. O evento conta com a participação da Lúdica, loja de Bauru especializada em jogos de tabuleiro, que além de oferecer títulos de várias editoras para a venda, também fará demonstração de alguns deles. O evento é uma iniciativa de jogadores de Botucatu com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Prefeitura de Botucatu.
 
JOGA CUESTA
Dia 02 de novembro, domingo
Das 14hs às 20hs
Na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise
Rua Benjamim Constant, 161, Vila Jaú – Botucatu
Fonte: Assessoria de Imprensa
Scroll Up