Anúncios
Relembrar e homenagear é viver! Nesta quinta, em São Paulo, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) organizou um evento em comemoração dos 60 anos do bicampeonato Mundial da Seleção Brasileira masculina. Foram nove os atletas que estiveram presentes para receber a devida homenagem. Wlamir Marques foi eleito ao hall da fama, aos 85 anos.
– Primeiro eu expresso que eu tenho muita alegria e felicidade de estar reunido nessa homenagem com meus companheiros. Eu sou o mais jovem nessa brincadeira, só faço oitenta ano que vem. O que me estimula é fazer uma digressão e estacionar em 63, no 25 de maio, no Maracanãzinho. Eu aprendi muito, eu com 19 anos, estava mais para aprender que jogar – celebrou Menon.
Anúncios
– O que eu posso falar? Meu coração está óh… Muito feliz. Posso estar bem fisicamente ou cair morto aqui agora – brincou com tamanha emoção Fritz.
60 anos depois, o bicampeonato foi conquistado por Amaury, Wlamir, Ubiratan, Mosquito, Paulista, Rosa Branca, Jatyr, Menon, Sucar, Mirshawka, Waldemar, Fritz e o treinador Kanela. Todos celebrados e relembrados.
Anúncios
– O basquete é um jogo em conjunto, solidário. Um por todos e todos por um. Isso que nos fez ganhar esse título. Foi o determinante. Kanela denominou que nós fomos a era de ouro do basquete. Isso sempre ficará na nossa memória – disse Amaury.
– Não é fácil chegar aqui. Já imaginaram o que todo mundo passou para estar aqui? Tempo de treinamento, tendo general exigindo o máximo. Éramos todos muito jovens. Recebo esse hall da fama 50 anos depois de ter saído de quadra, fui eleito, com 85 anos. Dedico esse prêmio a todos que jogaram ao meu lado. Um orgulho que a gente sente, inesquecível – desabafou Wlamir.
O momento em questão também marcou o início da parceria entre a CBB e uma marca de artigos esportivos, que fará a exposição dos itens da época entre os dias 26 e 28 de maio, das 10h às 22h, na Arena Centauro. Além disso, uma linha em homenagem aos atletas do bicampeonato Mundial em 1963.
A exposição conta com a taça de 63, espaço para fotos, súmula do jogo, quadro de fotos, pôster, fichas de filiação e itens históricos do acervo da CBB.
No primeiro dia da comemoração (26), também contará com a mostra da taça do Mundial de basquete de 2023, que acontecerá entre 25 de agosto e 10 de setembro, nas Filipinas, Indonésia e Japão, com a participação do Brasil no caminho para Paris 2024.
A exposição dos itens históricos e novos produtos de coleção estará disponível ao público geral por três dias (sexta, sábado e domingo) na Arena.
Fonte: G1