12 de julho, 2025

Últimas:

Eunício Oliveira, do PMDB, é eleito novo presidente do Senado

Anúncios

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito presidente do Senado nesta quarta-feira, confirmando seu amplo favoritismo, num resultado positivo para o governo do presidente Michel Temer, que busca a aprovação de importantes reformas no Congresso, com destaque para a da Previdência.

Por ser a maior bancada do Senado, o PMDB tem a prerrogativa de indicar um nome para a presidência, que é submetido a voto. Além de Eunício, o senador José Medeiros (PSD-MT) também concorria ao posto, em uma candidatura avulsa, sem o apoio de seu partido. Eunício teve 61 votos, contra 10 votos de Medeiros. Houve 10 votos em branco.

Anúncios

Ao ser eleito presidente do Senado, Eunício se tornou também presidente do Congresso Nacional.

Em seus discursos antes da votação, tanto Eunício como Medeiros sinalizaram apoio a questões do pacto federativo e defenderam o papel do Senado para a superação da crise.

Anúncios

Primeiro a falar, Medeiros afirmou que o país passa por um período de “restauração econômica” e que é papel do Senado ajudar na “superação das sucessivas turbulências políticas” e na recuperação do “equilíbrio das relações entre União, Estados e municípios”.

Eunício, por sua vez, afirmou que o “caminho” que o levou à candidatura é o da “tradição”, respaldada pelo regimento interno e pelo arcabouço jurídico , segundo os quais é a maior bancada indica o presidente.

“Nada mais democrático do que observar os costumes e as tradições políticas de um povo e de suas instituições”, disse o peemedebista, de 64 anos.

Ao afirmar apoio às reformas que o governo Temer empreende, como a previdenciária e a revisão da legislação trabalhista, Eunício defendeu o papel do Congresso para “recolocar o Brasil nos trilhos”. Também afirmou que o Senado tem o papel de ajudar com “soluções duradouras” para a questão federativa.

Senador desde 2011, Eunício cumpriu três mandatos de deputado federal antes disso. No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi ministro das Comunicações.

Em 2014, candidatou-se ao governo do Ceará em coligação com o PSDB e acabou derrotado pelo petista Camilo Santana. Ex-aliado da Dilma Rousseff (PT), votou a favor do impeachment da então presidente no ano passado.

Fonte: Extra

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Animais foram encontrados em condições precárias, com sinais de subnutrição e ambiente inadequado A Polícia Civil de Botucatu está...

Categorias