Anúncios
Uma semana após demitir mais de cem funcionários da recém-adquirida Duratex, a Eucatex promove, desde terça-feira, 9, a readmissão de parte dessa força de trabalho. Foram 125 trabalhadores que passam a integrar oficialmente o quadro de colaboradores nesta nova etapa da empresa.
A readmissão foi informada pelo Sindicato da Construção Civil e Mobiliário de Botucatu, e confirmada pela assessoria de imprensa da própria Eucatex. As contratações ocorrem de forma parcelada. Foram 62 colaboradores que assinaram os novos termos de trabalho e que já iniciaram expediente na última quarta-feira, 10.
Anúncios
Na última semana, 113 funcionários foram desligados da então Duratex, quando do início oficial de operações da linha deprodução por parte da Eucatex, que assumiu o controle da fábrica de chapas de madeira após um acordo de permuta entre ambas as empresas, celebrado em fevereiro. O negócio foi avaliado em mais de R$ 60 milhões.
Na ocasião, os trabalhadores com mais de uma década de vinculação profissional e de carteira assinada foram os principais afetados com as demissões. Após a formalização da troca de ativos entre Duratex e Eucatex, os gestores das duas fabricantes de produtos derivados de madeira reafirmaram que não haveria desligamentos. Estimavam, ainda, que novas contratações poderiam ser efetuadas com a reativação de uma das linhas de produção.
Anúncios
Um acordo entre o Sindicato da Construção Civil e a direção da Eucatex garantiu a reincorporação dos funcionários demitidos. “No decorrer dos próximos dias serão efetuadas mais contratações, só que ainda não foram passados os números de quantas admissões ocorrerão por dia. Essas contratações se deram por um acordo firmado entre Eucatex e o sindicato, aprovado pelos funcionários que haviam sido desligados da Duratex”, aponta José Luiz Fernandes.
O sindicalista frisa que no acordo está garantida estabilidade de 120 dias para os trabalhadores recontratados. Fernandes salienta, também, que um dos pontos se refere a salários: para quem recebe até R$ 4.400 não haverá alteração dos antigos vencimentos quando integrantes da Duratex. No entanto, os pagamentos acima desse valor passarão por nova negociação.
Em nota, a assessoria da Eucatex salienta que “a Duratex passou, de comum acordo, para a Eucatex 237 colaboradores, do total de 280 da fábrica. Destes, porém, 80 tinham mais de 10 anos de casa e foram demitidos como premiação por tempo de serviço. Destes 80, por enquanto, estão sendo admitidos 70, conforme a lei”.
A empresa salienta que continua as negociações com o sindicato e os empregados, pois, em outros dez casos, ocorrerá análise se os mesmos optarão pela aposentadoria ou ainda, questões burocráticas. “Além disso, para completar o quadro previsto a empresa já contratou mais 80 colaboradores. Portanto, neste momento, a Eucatex está com 307 colaboradores já contratados e trabalhando”.
Por fim, a própria empresa estima que, nos próximos dois meses, deverá ocorrer a contratação de 40 novos colaboradores: “se a produção toda (da Duratex) for vendida, mais 50 entrarão nos próximos seis meses, alcançando um total de 397 colaboradores”.
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral