16 de setembro, 2024

Últimas:

EUA registram a morte de oito pessoas por causa de forte onda de calor

Anúncios

Os Estados Unidos estão sob alerta de forte calor, e suspeita-se que oito pessoas tenham morrido por conta disso. Em várias partes do país, o calor tem sido escaldante. Algumas áreas no norte da Califórnia, por exemplo, ultrapassaram os 43°C, com a cidade de Redding chegando ao recorde de 48,3°C. E as temperaturas permanecerão altas em Washington, Oregon, Califórnia, Idaho, Nevada e sudoeste do Arizona esta semana.

Larry O’Neill, professor da Faculdade de Ciências da Terra, do Oceano e da Atmosfera da Universidade Estadual de Oregon, disse ao USA Today que a onda de calor estava “absolutamente fora do normal” em relação ao que ele viu nos anos anteriores.

Anúncios

“Temos ondas de calor que são uma parte natural do nosso sistema climático, mas as ondas de calor estão agora tornando-se mais intensas devido às mudanças climáticas”, apontou o especialista.

Mortes pelo calor

Em Portland, a primeira morte relacionada ao calor foi a de um homem de 87 anos na sexta-feira (5). No dia seguinte, outros três homens foram a obtido pelo mesmo motivo, um de 33 anos, um de 64 anos e um de 75 anos. A quinta morte, de uma mulher de 67 anos, foi confirmada na terça-feira (9).

Anúncios

No Parque Nacional do Vale da Morte, um grupo de motociclistas enfrentou um calor recorde de 53,3ºC no último final de semana – o maior registro anterior era de 2007, quando os termômetros marcaram 52,7ºC. Um dos pilotos morreu, segundo as autoridades, e um outro foi levado a um hospital para tratamento de “grave doença provocada pelo calor”.

Mike Reynolds, superintendente do parque, pediu aos visitantes que fiquem vigilantes. “Um calor elevado como este pode representar ameaças reais à sua saúde”, afirmou. “Encorajamos os visitantes a escolherem suas atividades com cuidado, evitando períodos prolongados de tempo fora de um veículo ou edifício com ar-condicionado quando as temperaturas são tão altas.”

Visitantes posam ao lado de um termômetro marcando 131 graus Fahrenheit e 55 graus Celsius no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Vale da Morte, perto de Furnace Creek (Foto: Um Só Planeta)

Um morador de rua foi a vítima do calor na cidade de São José, na Califórnia. “Esta foi uma tragédia evitável e é exatamente por isso que estamos agindo com urgência para criar abrigos básicos e dignos para todos – não é compassivo deixar as pessoas sofrendo em condições não gerenciadas, desabrigadas e inseguras”, postou o prefeito local, Matt Mahan, nas redes sociais.

Em Sacramento, na Califórnia, um residente de 58 anos foi confirmado como a primeira pessoa a morrer no local devido ao calor extremo. Um grupo de defesa dos direitos dos prisioneiros da Califórnia disse que uma detenta também morreu em decorrência das altas temperaturas, mas funcionários do departamento penitenciário contestaram a causa.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O Hospital Sírio-Libanês divulgou boletim médico sobre Pablo Marçal no início da tarde desta segunda (16), logo após o...

Categorias