29 março, 2024

Últimas:

EUA reforça laços com a Tailândia em região crucial do sudeste asiático

Anúncios

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, elogiou neste domingo o papel da Tailândia no apoio aos Estados Unidos no sudeste da Ásia, uma região crucial onde a rivalidade com a China é cada vez maior.

Com a assinatura de um acordo para reforçar os laços, Blinken destacou a cooperação com a Tailândia em um novo plano econômico para a Ásia.

Anúncios

Na Tailândia, “temos um aliado e um sócio no Indo-Pacífico de muita importância para nós em uma região que está marcando a trajetória do século XXI, e está fazendo isto todos os dias”, disse Blinken após uma reunião com o chanceler tailandês, Don Pramudwinai.

Blinken também falou sobre a situação no Sri Lanka, onde uma multidão invadiu no sábado a residência oficial do presidente, e afirmou que bloqueio às exportações de grãos da Ucrânia imposto pela Rússia pode ter contribuído para situação no país.

Anúncios

“Constatamos em todo o mundo uma insegurança alimentar crescente que foi exacerbada de forma considerável com a agressão da Rússia contra a Ucrânia”, declarou.

O secretário de Estado americano chegou à Tailândia, aliado mais antigo dos Estados Unidos na Ásia, poucos dias após a viagem do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que destacou os grandes investimentos de Pequim em infraestruturas na região.

O governo dos Estados Unidos identificou a China como seu principal rival global, mas os dois países tentaram reduzir as tensões em um encontro entre Wang e Blinken no sábado em Bali (Indonésia).

O encontro foi “construtivo”, segundo o diplomata americano. E conseguiu um “consenso”, segundo o governo chinês, para melhorar as relações entre as duas potências.

O presidente americano, Joe Biden, convidou os líderes do sudeste asiático a Washington em maio para mostrar o compromisso de seu governo com a região, apesar dos olhares voltados para a Rússia após a invasão da Ucrânia.

Mas analistas apontam que Washington não está colocando, de modo comparativo, todo o peso na região. O país destinou 40 bilhões de dólares (em sua maioria na forma de armas) para a Ucrânia, enquanto a China prometeu US$ 1,5 bilhão para o sudeste asiático.

O governo Biden insiste que os anúncios de grandes fundos nunca foram uma tradição dos Estados Unidos, e que prefere reforçar áreas concretas de cooperação: saúde, vacinação contra a covid-19 e educação.

Mianmar

Blinken também aproveitou a oportunidade para pedir aos países do sudeste asiático que responsabilizem a junta militar de Mianmar.

“Seguimos buscando os meios para que possamos, nós e outros países, pressionar (os militares) a retornar ao caminho da democracia”, disse Blinken em Bangcoc após um encontro com ativistas pela democracia de Mianmar, que se mudaram para a Tailândia após o golpe militar de fevereiro de 2021, que acabou com um período democrático de mais de 10 anos no país.

“Acredito que todos os países da Asean devem responsabilizar o regime”, acrescentou.

Em abril de 2021, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) apresentou um plano de acordo com a oposição democrática, mas não foram registrados avanços.

O secretário de Estado americano se comprometeu a permanecer atento à situação de Mianmar, mas reconheceu que a estratégia do seu país, que inclui sanções contra a junta, não produziu resultados.

O presidente Biden, que fez da defesa da democracia uma de suas bandeiras, respondeu ao golpe impondo sanções à junta militar, mas as medidas tiveram pouco impacto considerando o peso do exército em Mianmar.

A viagem de Blinken também marca a normalização do regime tailandês, depois que Prayut Chan-O-Cha assumiu o poder com um golpe de Estado em 2014.

Prayut se tornou primeiro-ministro após as eleições de 2019.

Em um comunicado conjunto dos chefes da diplomacia, Estados Unidos e Tailândia defendem uma democracia “crucial”.

“Instituições democráticas fortes, uma sociedade civil independente e eleições livres e justas são fundamentais para esta visão, o que permitirá que nossas respectivas sociedades alcancem o pleno potencial”, afirma a nota.

Washington e Bangcoc também farão todo o possível para promover “sociedades abertas e inclusivas” para a comunidade LGTBQ, segundo o comunicado.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias