29 março, 2024

Últimas:

EUA querem que Papa participe de conferência sobre clima, diz Kerry no Vaticano

Anúncios

O Papa Francisco tem autoridade moral para influenciar a opinião pública sobre o aquecimento global e deve participar da Conferência das Partes (COP26) na Escócia, disse John Kerry, enviado especial do clima dos Estados Unidos, neste sábado (15), após se encontrar com o pontífice.

A COP26 será realizada em Glasgow, em novembro, e pode acelerar as medidas dos maiores poluidores do mundo para combater a mudança climática, um desafio que ativistas, cientistas e líderes mundiais dizem que pode colocar o planeta em perigo.

Anúncios

O enviado dos Estados Unidos se encontrou com o papa argentino no Vaticano um dia depois de uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi.

“O papa é uma das grandes vozes da razão e uma autoridade moral convincente na questão da crise climática”, disse Kerry, acrescentando que acredita que o pontífice participará da conferência.

Anúncios

“Precisamos de todos nesta luta. Todos os líderes do mundo têm que se unir e cada país tem que fazer a sua parte”, acrescentou.

Não houve confirmação imediata da participação do pontífice na conferência por parte do Vaticano.

“Por ele estar acima da política e fora de conflitos nacionais, acho que ele pode mexer um pouco com as pessoas e trazê-las para o debate com um melhor senso de nosso bem comum”, disse Kerry.

John Kerry está em uma viagem de uma semana à Europa, com encontros programados com funcionários do governo e líderes empresariais na Itália, Grã-Bretanha e Alemanha, bem como na Cidade do Vaticano, antes da cúpula.

Francisco já fez muitos apelos pela proteção ambiental desde que se tornou papa em 2013, e pediu repetidamente aos governos que tomem medidas drásticas para combater o aquecimento global e reduzir o uso de combustíveis fósseis.

O papa chamou as mudanças climáticas de “um dos principais desafios que a humanidade enfrenta” hoje e responsabilizou os países industrializados pela crise, enquanto defendeu que os países em desenvolvimento sofrerão seus efeitos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias