Anúncios
Os Estados Unidos pretendem “ampliar as relações comerciais” com o Uruguai, afirmou a vice-secretária de Estado Wendy Sherman nesta terça-feira (9), após elogiar o “compromisso democrático” do país sul-americano e sua “liderança” no setor de energias limpas.
A número dois do Departamento de Estado dos EUA disse que teve “um encontro muito positivo e produtivo” com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou, no qual discutiram “como trabalhar de maneira conjunta” para fortalecer as economias de ambos os países após a pandemia de covid-19.
Anúncios
Em coletiva de imprensa, Sherman lembrou que o presidente americano Joe Biden “está determinado a fornecer apoio para a recuperação após a pandemia”.
“O Uruguai é uma economia forte, mas estamos conversando sobre maneiras de aprofundar e ampliar nossas relações comerciais”, afirmou ela.
Anúncios
A diplomata garantiu que os representantes comerciais dos EUA “escolheram o Uruguai como o primeiro país, e tiveram a primeira reunião presencial” no governo Biden, para iniciar conversas sobre o Acordo-Quadro de Comércio e Investimentos (Tifa, na sigla em inglês), assinado pelas duas nações em 2007.
Em nenhum momento, no entanto, mencionou a possibilidade de um tratado de livre comércio (TLC), antiga aspiração do Uruguai.
Questionada sobre como vê as negociações do país sul-americano por um acordo de livre comércio com a China e os avanços do gigante asiático na América Latina, Sherman disse que “todos os países devem explorar todas as opções que lhes são apresentadas, desde que o façam baseado em um comércio limpo e transparente”.
Energia limpa
A mudança climática foi outro tema prioritário na reunião de Sherman e Lacalle Pou.
“Tanto o Uruguai quanto os Estados Unidos reconhecem a mudança climática como uma crise global urgente e uma oportunidade de criar empregos bem remunerados para nossos povos em áreas como energia limpa, transporte limpo, infraestrutura resiliente e recuperação de ecossistemas”, apontou.
Ela destacou que o país sul-americano gera quase 100% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis. “São líderes mundiais neste aspecto.”
A vice-secretária ressaltou ainda o compromisso democrático do Uruguai, “com um grande papel na defesa dos direitos humanos”, justamente “em um momento em que a democracia está sendo desafiada”.
Sherman parte nesta terça-feira para o Peru, onde encerrará sua viagem pela América do Sul.
Fonte: Yahoo!