20 de outubro, 2024

Últimas:

EUA proíbe entrada de 500 nicaraguenses vinculados ao governo de Ortega

Anúncios

Os Estados Unidos proibirão a entrada de mais de 500 nicaraguenses no país por permitirem “a repressão” do governo de Daniel Ortega, informou nesta segunda-feira (24) o secretário de Estado americano, Antony Blinken.

Entre os sancionados estão membros dos serviços de segurança, juízes, promotores, funcionários penitenciários e de ensino superior e outras pessoas “que permitem a repressão e a corrupção do regime”, assim como seus familiares, informou em nota.

Anúncios

A decisão é baseada em um ordem presidencial “que suspende a entrada nos Estados Unidos como imigrantes e não imigrantes a membros do governo da Nicarágua e outras pessoas que formulem, implementem ou se beneficiem de políticas ou ações que minem as instituições democráticas ou impeçam o retorno à democracia na Nicarágua”, afirma.

O Departamento de Estado adverte que “nenhum membro do governo da Nicarágua nem ninguém que facilite os abusos do regime de Ortega-Murillo deve pensar que pode viajar livremente aos Estados Unidos”, referindo-se a Rosário Murillo, a esposa de Ortega e vice-presidente do país.

Anúncios

Nesta segunda, o Departamento do Tesouro também impôs sanções econômicas ao setor do ouro na Nicarágua, por ser uma “peça importante” que financia o governo.

O presidente Joe Biden assinou uma nova ordem executiva que permite impor restrições a determinados investimentos e relações comerciais com a Nicarágua, que poderiam afetar tanto a importações como a exportações.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios No dia 18 de outubro de 2024, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o DETRAN uniram forças para...

Categorias