13 de novembro, 2024

Últimas:

EUA ‘preocupado’ com ‘ataques’ do ex-presidente panamenho Martinelli à mídia

Anúncios

Os Estados Unidos manifestaram, nesta sexta-feira (9), sua “preocupação” pelos “ataques” à imprensa no Panamá, após o ex-presidente Ricardo Martinelli solicitar à Justiça o embargo dos bens de um veículo digital.

“Vemos com preocupação os ataques contra os meios de comunicação no Panamá, parte de uma alarmante tendência. Quando a lei é usada para intimidar a mídia, o cidadão é privado de seu direito a estar informado”, escreveu no Twitter a embaixada dos Estados Unidos no Panamá.

Anúncios

O texto, no qual nenhum nome é mencionado, chega um dia depois de Martinelli (2009-2014), que está proibido de entrar nos EUA por “atos de corrupção significativos”, tentar sequestrar bens do portal “Foco” e de pessoas ligadas a essa publicação.

“Quando te fazem todo o tipo de perguntas falsas, tendenciosas, maliciosas, há que reagir. O que fazer? Usa-se o que a lei permite (…) e eles que provem o que disseram”, declarou Martinelli ao canal panamenho Telemetro.

Anúncios

Embora não haja sentença judicial, a lei panamenha permite o acautelamento de bens antes da apresentação de um processo.

No entanto, por diversas razões legais, os advogados de Martinelli não conseguiram os sequestros, ainda que tenham obtido a apreensão de pertences da antiga casa do diretor do veículo de comunicação e da residência de seus filhos.

Vários líderes políticos e sindicatos jornalísticos criticaram essas ações de Martinelli, que pretende concorrer às eleições presidenciais de 2024.

“Esta é apenas mais uma forma de intimidação. Martinelli quer que as acusações de corrupção feitas contra ele não sejam denunciadas”, disse à AFP Mauricio Valenzuela, diretor do “Foco”.

Martinelli e dois de seus filhos são acusados no Panamá de suposta cobrança de propina da construtora brasileira Odebrecht, entre outros escândalos de corrupção.

Pelo caso Odebrecht, os filhos cumpriram prisão nos Estados Unidos. Os acusados se declararam culpados e seus advogados acusaram o ex-presidente de ter induzido seus filhos a cometer os crimes.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A empresa esportiva PUMA foi incluída no Índice Laureus Sport for Good por meio do reconhecimento de várias iniciativas,...

Categorias