Anúncios
A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA (Fema, na sigla em inglês) enviou nesta quarta-feira (3) um alerta para dezenas de milhões de celulares do país para testar um sistema que avisaria o público no caso de uma grande emergência nacional.
A mensagem estava originalmente programada para setembro, mas foi adiada para as 14h18 desta quarta, pela hora da Costa Leste, 15h18 em Brasília, quando enfim foi enviada.
Anúncios
O sistema disparou um tom alto nos telefones, uma vibração especial e uma mensagem que diz: “ALERTA PRESIDENCIAL – ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Nenhuma ação é necessária”
Um alerta separado na televisão e no rádio foi emitido às 14h20.
Anúncios
Autoridades federais disseram que o presidente Donald Trump não estava pessoalmente envolvido no envio do alerta de teste. As mensagens presidenciais podem ser enviadas no caso de um ataque de míssil iminente ou outra emergência nacional, e os usuários de telefones celulares dos EUA não poderão desativar seu recebimento.
As autoridades disseram que esperam que o alerta chegue a até 225 milhões de celulares nos EUA, mas que não chegaria a absolutamente todos os telefones por diferentes razões. Algumas pessoas relataram que não receberam o alerta ou que ele chegou com atraso.
O teste atraiu muita atenção nas redes sociais, em parte brincando com o gosto de Trump por postar no Twitter, onde tem 55 milhões de seguidores.
Trump não participou
Em uma teleconferência na terça-feira, funcionários do governo disseram a repórteres que Trump não acionaria pessoalmente o alerta — de seu telefone ou de qualquer outro dispositivo — e enfatizaram que nenhum presidente poderia “acordar uma manhã e tentar enviar uma mensagem pessoal”.
O alerta de teste foi enviado por um dispositivo semelhante a um notebook de um laboratório da Fema.
Mais cedo, na quarta-feira, um juiz federal em Nova York rejeitou um pedido para bloquear o teste em um processo aberto no mês passado por três residentes de Nova York.
Fonte: Yahoo!